TEIXEIRA, Roberta. Religião: catolicismo. O Jornal. Rio de Janeiro, 20 abr. 1958.

Localização do documento: Fundação Getúlio Vargas/CPDOC - Arquivo Anísio Teixeira - ATj61

RELIGIÃO

CATOLICISMO

ROBERTA TEIXEIRA

- CALDEME (Campanha do Livro Didático e Manuais de Ensino), que é órgão do INEP (Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos) do Ministério da Educação, acaba de destribuir, gratuitamente, aos educandários do Brasil, o livro "Iniciação à Ciência" do autor materialista e irreligioso, Julian Hauxley antigo presidente, homem de conhecimentos profundos, nas ciências positivas".

"Mas, não convém esquecer que os dinheiros públicos com que se adquiriram os direitos e se pagaram a tradução, impressão e expedição do livro são contribuições de cidadões brasileiros, católicos na sua quase totalidade. É de se espantar que um Ministério público, que deveria ser: "govêrno do povo para o povo", atendendo por conseguinte à filosofia de vida professada pelos cidadãos, não encontre livro melhor, para brindar aos educadores católicos do Brasil, do que a obra do autor de "Religião sem Revelação".

"Parece-nos oportuno que utilizando alguma das reflexões que acabamos de fazer, se mandem telegramas ao Sr. Ministro da Educação manifestando nosso protesto. Tempos atrás, o INEP distribuiu gratuitamente às faculdades de Filosofia e outros centros de cultura, números atrasados da revista "Anhembi" tão contrária à doutrina e às autoridades católicas. Ao comprar o stock de números atrasados, empatados nos depósitos da redação, o INEP deu pràticamente um auxílio direto a esta iniciativa, contribuindo assim, economicamente para prosseguir na sua campanha anticatólica e sectária". (Est. do Sant. de Aparecida).

"E agora convidaram o homem para visitar o Brasil!"

Católicos brasileiros, entremos na realidade! O Sr. Anísio Teixeira, como diretor do INEP, é o homem que, a nosso ver, tem o maior poder, (depois do Presidente da República), para descristianizar o Brasil. Êle ocupa o pôsto-chave de maior penetração: O ENSINO. Faz em "surdina" o seu "trabalho" prã-materialização de juventude e do magistério também, dosando ao seu paladar, para professores e alunos. Depois de materializados os órfãos de educação, o que restará? O que sobrará daí? Só se salvarão os colégios católicos, porque os demais já sairão da "forma", segundo o seu "reformador"…

E, enquanto nós estamos distraídos, com os olhos no Sputinik, no Vanguard, no Atlas e nos discos-voadores (chocalhos para distrair crianças), os destruidores da civilização estão com os olhos em terra, socavando os alicerces do que ainda temos de bom, obra milenária do Cristianismo: como as formigas operosas, mas daninhas, fazem ruir as sólidas construções.

E agora, leitor católico em face do expôsto, certamente você irá fazer "alguma coisa" para impedir tais abusos. ACENDA UM FÓSFORO! Passando um telegrama ao Sr. Ministro da Educação, que talvez ignore a situação materialista de um de seus colaboradores… em cargo de confiança!

Lembre-se de que, até terminar o quinqüênio, ainda teremos muitos dêsses "presentes" do Diretor do INEP… se não houver enérgica e pronta reação!

Estas palavras de alerta nos foram enviada, pelo Centro dos Cristóforos do Brasil.

20 de abril - II DOMINGO

| Artigos de Jornais ou Revistas | Entrevistas |