DIÁRIO DE SÃO PAULO. Pretende arrancar à administração um dos maiores educadores do país. Diário de São Paulo. São Paulo, 16 abr. 1958.

Localização do documento: Fundação Getúlio Vargas/CPDOC - Arquivo Anísio Teixeira - ATj61

"Pretende arrancar à administração um dos maiores educadores do país"

EXPRESSIVA CARTA DE SOLIDARIEDADE ENVIADA PELOS PROFESSORES DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIENCIAS E LETRAS DA UNIVERSIDADE DE S. PAULO AO PROF. ANISIO TEIXEIRA

Os professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo enviaram ao prof. Anísio Teixeira a seguinte carta de solidariedade: "Temos o prazer e a honra de dirigir-nos, neste momento, ao brasileiro eminente que, a despeito de apresentar uma das mais notaveis folhas de serviços à nação, está mais uma vez sob a ameaça de ser desalojado de suas altas funções na administração federal. As hostilidades com que agora se procura ferir V. Excia. têm as mesmas origens e são fortemente marcadas pela mesma incompreensão e grave injustiça das que sofreu em outros tempos. Mas nunca suas idéias e asserções, na luta sem desfalecimentos pela causa da educação nacional, de que V. Excia. é um servidor "sem medo e sem marcha", foram tão mal interpretadas e tão desvirtuadas. A defesa que vem sustentando, da escola pública, não importou jamais em negar o direito e em subestimar o alcance das iniciativas privadas, leigas ou confessionais, dos domínios da educação. É esse um ponto em que V. Excia. tem insistido por tal forma que espanta ainda possa estar sujeito a interpretações equivocas e a lamentáveis deformações. Afirmar a importancia crescente da escola pública, trabalhar por ela e realçar-lhe o valor social, não é de forma alguma propor a política da "escola única", mas constatar fato de uma evidência que salta aos olhos de todos. Pois a história do ensino, nos tempos modernos, como um de nós já teve ocasião de observar, é a historia de sua conversão em serviço público. Protestando contra esse movimento sectário que visa arrancar à administração um dos maiores educadores do país - idealista impenitente e de extraordinário espírito público, pedimos a V. Excia. aceitar a expressão muito cordial de nossa irrestrita solidariedade. Se todos os que têm contacto com V. Excia. são unanimes em reconhecer, desejamos ser dos primeiros a proclamar publicamente a honestidade e elevação e propósitos, a pureza de ideais republicanos, a dedicação incomparável ao serviço público e a capacidade excepcional com que V.Excia. tem abordado e procurado resolver ou pôr em via de solução os problemas mais urgentes da Educação no Brasil. Com os protestos de nossa profunda admiração e de nosso mais alto apreço.

São Paulo, 14 de abril de 1958.

aa) Fernando de Azevedo, Lourival Gomes Machado, Florestan Fernandes, João Cruz Costa, Egon Schaden, Fernando Henrique Cardoso, Maria Alice Foracchi, Gilda de Mello e Souza, Antonio Candido de Mello e Souza, Otavio Ianni, Gioconda Mussolini, Milton da Silva Rodrigues, Joel Martins, Renato Jardim Moreira, Dante Moreira Leite, Lívio Teixeira, Maria Isaura Pereira Queiroz, Ruy Celho e Tocary Assis Bastos".

| Artigos de Jornais ou Revistas | Entrevistas |