CORREIO DA MANHÃ. Na comissão de peritos em educação da OEA o professor Anísio Teixeira. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 6 dez. 1958.

Na Comissão de Peritos em Educação

da OEA o professor Anísio Teixeira

Três outros conhecidos especialistas no aludido grupo de trabalho

Atendendo a um convite formulado pela Secretaria-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), o prof. Anísio Teixeira, diretor do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), do Ministério da Educação e Cultura, seguiu para os Estados Unidos, a fim de integrar uma comissão especial de quatro peritos em questões educacionais, escolhidos pelo grau de conhecimentos que apresentam nos ramos que abraçaram profissionalmente. O objetivo dêsse grupo de trabalho é o de proceder a um levantamento crítico do programa de educação defendido pela União Pan-Americana.

A formação dessa comissão resultou de uma recomendação expressa do Comité Interamericano de Representantes dos presidentes, que fêz sentir a necessidade da cooperação continental visando à eliminação de uma série de problemas ligados ao plano educacional, surgindo em primeiro plano três pontos: a) erradicação do analfabetismo; b) carência de magistério de escolas; c) generalização da escola primária.

OUTROS PERITOS NOMEADOS PARA O GRUPO

Além do professor Anísio Teixeira, foram convidados a tomar parte no grupo de trabalho, que realizará seus debates em Washington, os professôres Mariano Villaronga (Pôrto Rico); Juan Gomes Millas (Chile) e Gonzalo Aguirre Beltran (México). O prazo da primeira reunião foi estipulado de 1º a 12 do corrente, tendo por sede o edifício da União Pan-Americana. Além de cuidar da revisão dos programas educacionais recomendados pela União Pan-Americana, os peritos em questão também farão a revisão e apreciação dos resultados que vêm sendo obtidos, levando-se em consideração as dotações para a execução de tais planos.

São sete os temas que servirão de base para a reunião: 1) programa de seminários interamericanos de educação; 2) serviços de documentação e de informação; 3) serviços de assessoria para estudos no exterior; 4) serviços de assessoria técnica; 5) publicações técnicas; 6) alfabetização e educação de base (Biblioteca Popular Latino-Americana e Centro Regional de Educação Fundamental para a América Latina); 7) Centro Interamericano de Educação Rural.

O regresso do professor Anísio Teixeira ao Brasil deverá ocorrer na segunda quinzena do mês em curso, segundo informações obtidas no Ministério da Educação e Cultura.

| Artigos de Jornais ou Revistas | Entrevistas |