MOREIRA. Carlos Otávio F. A educação e o progresso social. Proler. Rio de Janeiro, v.4, n.13, jul. 2000. p.3.

A Educação e o Progresso Social

Carlos Otávio F. Moreira

Na pesquisa que realizei sobre o educador Anísio Teixeira, busquei compreender a noção de progresso mais presente em seu pensamento educacional. Uma das conclusões a que cheguei é que para ele a ciência moderna seria o elo fundamental entre progresso e educação, pois a ciência era uma das "chaves" para a compreensão da civilização ocidental. Seguindo esta pespectiva, o progresso científico exigiria dos homens e mulheres mais e mais uma educação intencional e sistemática, ou seja, educação escolar para todos. Esta relação entre progresso e educação escolar se torna ainda mais complexa em uma sociedade perpassada pela tecnologia, fruto do desenvolvimento científico e transformada em produtos pela indústria em geral. lsto já fez com que alguns pensassem na necessidade de subordinação da escola às demandas da economia. Certamente este não foi o caso de Anísio Teixeira. Este educador, um dos pioneiros da Escola Nova no Brasil, tinha uma visão ampla e generosa do campo educacional e pensou a escola como centro de integração das mudanças em curso na sociedade na qual ela se insere. Mudanças estas que não se reduzem ao progresso científico, mas que abrangem os aspectos sociais e políticos.

Anísio Teixeira não deixou de assinalar em seus textos o caráter técnico que a educação tomou, independente de seu conteúdo, literário ou propriamente científico. Ele parecia com isto se referir à técnica como um modo de conhecer e de fazer, na perspectiva aberta pelo moderno conhecimento científico. Por outro lado, Anísio Teixeira defendeu a idéia de que a educação era de fato uma arte ou prática social, questionando uma relação direta e mecânica entre a educação e a ciência. Ao associar o aumento do conhecimento gerado pelas pesquisas em educação ao desenvolvimento das ciências que lhe servem de fontes (sociologia, antropologia, psicologia, etc.), Anísio Teixeira indicava que a educação, por um lado depende das ciências para seu progresso. Mas ao considerá-la como uma arte ou prática social, ele ressaltava justamente a sus especificidade e autonomia, algo crucial para o professor em sala de aula.

Não faz parte do senso comum a imagem da filosofia relacionada à investigação de questões da vida social, como a educação. Mas há uma tradição de conhecimento cuja perspectiva filosófica se construiu justamente no unidate com questões da experiência, com a empiria. Penso que é a esta corrente da filosofia da educação que as idéias de Anísio Teixeira podem ser associadas. Neste sentido, a referência mais visível de sua formação intelectual é o pragmatismo de John Dewey (1859-1952). Para este filósofo social americano a escola deveria ser um locus vital para a construção de hábitos favoráveis à vida de uma sociedade democrática.

LER os textos de Anísio Teixeira é ter a oportunidade de conhecer uma análise profunda e crítica do campo educacional. Além disso, ele construiu uma interpretação fundamental da sociedade brasileira e de suas relações com a educação escolar. Sabemos que o principal fundamento de suas reflexões sobre a educação era a democracia. No Brasil, infelizmente, trata-se de uma "tradição desafortunada", mas que existe e peIa qual é preciso lutar. Celebrar os 100 anos de nascimento do professor Anísio Teixeira, lembrar de LER e tentar aplicar suas idéias é também trabalhar pela construção e reconstrução de uma sociedade democrática.

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