DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Um louvor justo. Diário de Notícias. Salvador, 19 fev. 1961.

UM LOUVOR JUSTO

O deputado Aloísio Short, falando, na Assembléia, ressaltou a figura do sr. Anísio Teixeira como um dos bahianos ocupantes de alto e destacado cargo da administração federal que não poderia, nem deveria ser sacrificado na recomposição dos quadros administrativos da União.

O líder udenista apresentou razões morais de interêsse da Bahia e sobretudo destacou a autoridade do prof. Anísio Teixeira, reconhecida e proclamada não sòmente do ponto de vista nacional como do ponto de vista internacional, em matéria de educação.

Agora mesmo o sr. Anísio Teixeira encontra-se nos Estados Unidos participando de uma reunião de Educação Superior de um organismo internacional do qual é fundador. Como diretor do INEP o prof. Anísio Teixeira deu grande projeção aos setores de pesquisa e experimentação educacionais no País, e ao mesmo tempo ampliou corajosamente os programas de construções escolares em todos os Estados. Mas, particularmente para a Bahia, sua atuação tem sido muito grata porque sem esquecer ou prejudicar as demais áreas, o ex-Secretário de Educação do Estado tem sabido atender aos nossos justos interêsses.

O deputado Aloísio Short condenou e lamentou que certos setores se deixem levar na onda dos que combatem o ilustre bahiano e sobretudo os que se omitem na defesa justa e pronta que se impõe ante tôdas as investidas gratuitas contra o ilustre brasileiro, fruto das baixas paixões ou dos interêsse contrariados.

A campanha contra o nome do sr. Anísio Teixeira tenta recrudescer agora escudada em interêsses tipicamente guanabarinos. Por isso mesmo é responsabilidade e direito da Bahia repelir, da mesma sorte que soubemos ser altivos quando se quis ferir um outro bahiano ilustre como foi o caso do sr. Tosta Filho.

| Artigos de Jornais ou Revistas | Entrevistas |