UnB NOTÍCIAS. O homem que sonhou a UnB. UnB Notícias. Brasília, v.2, n.40, nov. 1999. p.10-11.

O homem que sonhou a UnB.
Anísio Teixeira é homenageado com um pavilhão que leva o seu nome.

"Este é um momento simples, sem pompa, como gostaria o nosso fundador Anísio Teixeira". Com estas palavras, o reitor Lauro Morthy iniciou o seu discurso na inauguração do mais novo prédio da UnB, o Pavilhão Anísio Teixeira, dia 15 de outubro.

Preocupado com o destino da educação no País, ele sonhava com uma universidade pública formadora de pesquisadores capazes de diagnosticar e oferecer soluções para os problemas da sociedade brasileira.

O espaço com 30 salas de aula, vai abrigar a comunidade acadêmica dos oito cursos criados nos últimos quatro anos na UnB: Engenharia de Redes, Engenharia Mecatrônica, Farmácia, Medicina Veterinária, Licenciatura em Português com 2ª língua (para índios e estrangeiros), Letras/Japonês, Letras/Espanhol e Licenciatura em Informática.

Modo simples de ser e complexidade no pensamento - Babi Teixeira é física e analista de sistemas. Tem mestrado em Informática e integra a equipe do Centro de Informações Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear. O currículo de Anna Christina Teixeira não revela, no entanto, um dado que representa muito para muitos. Ela é filha do homem que idealizou a Universidade de Brasília. O jeito simples denuncia a herança deixada pelo pai, morto em 1971, no Rio de Janeiro. "Meu era uma pessoa sem nenhuma vaidade, um exemplo de simplicidade, tanto na intimidade familiar quanto na vida pública. Talvez seu traço mais marcante, depois da inteligência considerada fulgurante por quantos com ele conviveram, tenha sido justamente a humildade", afirma Babi.

A preocupação de manter vivo o pensamento e a obra de Anísio Teixeira fez com que ela participasse do projeto que criou a Fundação Anísio Teixiera, com sede em Salvador/BA. "É um espaço onde posso mostrar a atualidade do pensamento de meu pai", garante. Por isso mesmo, a Fundação fez uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Juntas vão reeditar a obra de Anísio Teixeira, a maioria dos livros esgotados há mais de vinte anos.
O pesquisador Jader de Medeiros Britto foi assistente de Anísio Teixeira no projeto de pesquisa sobre as Universidades Brasileiras. Conhecedor da vida e obra de Anísio Teixeira, está à frente da reedição da obra do homem que desempenhou papel relevante na educação, o idealizador da Escola Nova, que propunha a igualdade de oportunidades para as elites e para as classes menos favorecidas.

Pensamento atual - Se tivesse vivo, o idealizador da UnB estaria com 99 anos de idade. O pensamento de Anísio Teixeira permanece atual, no entanto. Ao mesmo tempo em que sonhava com uma Universidade de alto nível, o educador Anísio Teixeira tinha os pés no chão e propunha uma escola que preparasse o educando para um mundo em permanente mutação. Ele pensava uma escola que unisse mãos e mente, preparando professores de alta qualificação, reciclados periodicamente. Para a decana de Extensão, professora Dóris de Faria, "Anísio Teixeira tinha uma concepção de Universidade comprometida com a sociedade, que é a finalidade da Extensão. Então, a proposição da Extensão tem tudo a ver com esse ideal que ele vislumbrava".

O assessor de Anísio Teixeira, professor Ernesto Silva, citou em seu discurso em homenagem ao ex-reitor da UnB (1963/1964) uma frase de Oscar Wilde: "Sonhador é aguele que percebe a aurora antes de outros". Para Ernesto Silva, Anísio Teixeira era um filósofo da educação com larga visão humanista. Sonhava com uma educação democrática que permitisse o desenvolvimento integral do ser humano.

Na solenidade, o professor Ernesto Silva destacou as seis lições da escola idealizada por Anísio Teixeira: a) a educação é um direito; b) a educação não é um privilégio; c) a educação de base deve ser geral e humanista; d) educar pelo trabalho; e) a escola pública é a máquina que prepara para a democracia; f) o professor tem de ser capacitado democraticamente.

Participaram da cerimônia de inauguração do Pavilhão Anísio Teixeira: o reitor Lauro Morhy; Anna Christina Teixeira Monteiro (Babi); Jader de Britto, amigo pessoal e assistente; o vice-reitor Thimothy Mulholland; o chefe de Gabinete do reitor, professor Paulo Freire; o decano de ensino de graduação, Fernando Jorge Neves; a decana de extensão, Dóris de Faria; o decano de Administração e Finanças, Carlos Augusto de São José; a representante do Decanato de Assuntos Comunitários, Maria do Socorro; o autor do projeto do Pavilhão Anísio Teixeira, Cláudio Queiroz; o prefeito do Campus da UnB, Joaquim Arnoldo Pinheiro; colaboradores do professor Anísio Teixeira: Maria Laís Mouzinho, Carlos Avancini, Omar Carvalho, Letícia Faria, Inês Avancini, Walter Garcia. Amigos: senador Josaphat Marinho e o dr. Ernesto Silva. Representantes do Banco do Brasil, agência Campus; presidentes de fundações ligadas à UnB; professores, alunos e funcionários da UnB.



| Articles from newspapers and magazines | Interviews |