A HORA. Grande plano de caráter educacional traz a Porto Alegre, Anísio Teixeira. A Hora. Porto Alegre, 16 fev. 1957.

GRANDE PLANO DE CARÁTER EDUCACIONAL TRAZ A PÔRTO ALEGRE, ANÍSIO TEIXEIRA

A fim de entrar em contato com o govêrno gaúcho acêrca da instalação em nosso Estado de duas Escolas Experimentais, chegou ontem a esta capital, o Dr. Anísio Teixeira, figura destacada do ensino brasileiro. Viajam em sua companhia o Diretor do programa educacional do Ponto IV, Dr. Paul Parcker e seu assistente Dr. Arthur Byrnes.

Após o desembarque no Aeroporto Salgado Filho visitantes acompanhados das autoridades que os foram receber, estiveram no Palácio Piratini onde os recepcionou o governador do Estado eng. Ildo Meneghetti. Nesta ocasião foram debatidos e assentadas as bases para a instalação das Escolas Experimentais bem como escolha do terreno para as construções que deverão ter início imediato. A seguir o dr. Anísio Teixeira e sua comitiva visitaram o Centro Regional de Pesquisas Educacionais onde foram recebidos pela diretora professora Eloah B. Ribeiro, professora Alda Kramer, diretora do CPOE e vários técnicos do Centro de Pesquisas. Concluída a visita, o representante do Ministério de Educação dirigiu-se para a prefeitura municipal onde entrou em contato com o responsável pela administração do município acêrca da cessão do terreno nos quais deverão ser iniciados os trabalhos de construção das escolas.

ENTREVISTA A "A HORA"

Por ocasião de sua visita ao Centro Regional de Pesquisas Educacionais, abordado pela nossa reportagem, o Dr. Anísio Teixeira dissertou acêrca dos departamentos mantidos pelos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais, mantidos pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, órgão afeto ao INEP, que estão subordinados aos Serviços de Aperfeiçoamento do Magistério, aos quais estão destinadas as Escolas Experimentais. Visando preparar elementos capazes e atualizados para exercerem funções nestas escolas o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais conseguiu junto ao govêrno norte-americano, através do diretor do programa educacional do Ponto IV no Brasil, Dr. Paul Parcker a concessão de 10 bolsas de estudos de um ano nos Estados Unidos, a serem conferidas a professôras primárias, com conhecimentos sólidos da língua inglêsa para que possam realizar cursos extensivos de especialização do ensino primário a fim de servirem junto às Escolas a serem criadas, em nosso Estado.

Profundo conhecedor dos problemas do ensino, além de grande pedagogo, o Dr. Anísio Teixeira falando acêrca da situação do professor assim se manifestou:

- O professor primário deve ser profundamente enraizado na localidade em que leciona. Assim sendo deve-se lutar para sempre que possível o professor exerça suas funções em seu próprio município, a fim de que, perfeitamente ajustado aos problemas locais, possa desempenhar suas atividades com maior eficiência.

Defendo também a idéia de que, na impossibilidade de se poder contar com a totalidade, pelo menos 10 por cento do magistério primário deveria possuir curso de nível superior. Para isto as escolas normais manteriam cursos universitários anexos a fim de formarem elementos especializados, já que as Faculdades de Filosofia destinam-se a formação de professores de escolas secundárias e normais.

| Articles from newspapers and magazines | Interviews |