PENNA, J.B. Damasco. Uma grande escola. Impressões de uma visita ao Instituto de Educação do Distrito Federal. Diário de São Paulo. São Paulo, 5 ago. 1933.

UMA GRANDE ESCOLA


Impressões de visita ao Instituto de Educação do Districto Federal


I – O CORPO, ISTO É, A CASA

J. B. Damasco PENNA

(Assistente do Serviço de

Psychologia Applicada do Instituto

de Educação de São Paulo)

Uma das maiores realizações da administração de Fernando de Azevedo como director geral da Instrucção Publica no Districto Federal foi, sem duvida, a construcção do predio para a Escola Normal, hoje Instituto de Educação. Além de ter sido grande serviço à educação, foi um presente magnífico que a cidade recebeu das mãos de Antonio Prado Junior, então prefeito.

É um predio imponente, um monumento architectonico. Todo planejado pelos, architectos Cortes e Brhuns, sob a inspiração de Fernando de Azevedo, o edificio segue o estilo colonial, a que obedece com rigor absoluto. É proprio desse estilo o ser pesado, duma solidez eterna: a construcção interna é de cimento armado, a taipa de hoje, e o revestimento, de cimento e pó de pedra, sendo que toda essa solidez e toda essa severidade de linhas não tiraram a elegancia ao predio.

A casa occupa uma área de mais de 150 metros de frente por 200 de fundo, dando a frente para a rua Mariz e Barros. Está recuada do alinhamento cerca de 30 metros, e nesse espaço ha canteiros. Ha um corpo central, ladeado por duas dependencias, o auditorium e o gymnasio para a pratica da educação physica. E duas dependencias, enormes, batidas de luz, são das melhores da America do Sul, como, aliás, todo o predio, sem rival no continente.

O corpo central rodeia um grande pateo, com claustros em todos os pavimentos e se prolonga em duas alas, formando um outro corpo, mais estreito.

O Jardim da Infancia funcciona em pavilhão separado, no meio do jardim interno. Entre o Jardim da Infancia e o gymnasio foi, recentemente, preparado um campo de jogos.

A construcção é toda em tres pavimentos, que se communicain por quatro elevadores, dos quaes dois para os alumnos, e sete escadas, cinco das quaes destinadas aos alumnos. Além das dependencias destinadas à administração, ha 74 salas, das quaes 60 preparadas para aulas e trabalhos praticos.

As salas da administração não podem passar sem referencia especial. O gabinete do director do Instituto é bem uma daquellas salas "amplas e claras como praças", de que fala Eça de Queiroz em seu conto "Civilização", quando descreve a portentosa bibliotheca de Jacintho. Parodiando o Eça, Lourenço Filho, que é o director do Instituto, convida-me, de inicio, a conhecer a "praça publica" em que trabalha. Tres janellões rasgados illuminam uma sala enorme, ao centro da qual uma mesa, tambem dignamente enorme, está sempre cheia de livros, revistas e maços de provas a corrigir. Porque é ahi, como veremos, que se corrigem as provas da Escola Secundaria e da Escola de Professores. A "praça publica" tem mobiliario riquissiino e gravissimo, como, de resto, o estilo exige. Diz-me Lourenço Filho: "Eu tlnha aqui, para me sentar, um ímmenso cadeirão de frade que, se tinha a vantagem de me dar um ar solenne, impedia-me os movimentos, até pelo receio de não ser tão grave quanto a cadeira... Fui levado a substituíl-o por esta giraboria., mais pratica".

A qualquer momento é possível conhecer do que se passa em qualquer dependência: uma rêde telephonica liga todas as dependencias à administração e entre si.

Um relogio, electrico commanda relogios em todas as salas e dependencias e faz a signalação automatica de entrada e sahida das aulas.

Para dar uma ídéa perfeita das instalações dessa grande escola seria necessario, evidentemente, descrever mais pormenorizadamente. As photographias que acompanham estas notas e outras que a "Pagina de Educação" irá publicando, poderão completar o que aqui está, extrahido das notas de quem, professor e, interessado em observar processos de educação, deteve-se mais no exame desses processos do que no do local em que se effectivam.

Com o tempo limitado a uma semana, para conhecer a casa e o processo de educação, o corpo e a alma, procurei, na medida do possivel, inteirar-me do que se faz. E' o que contarei na proxima vez.

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