TEIXEIRA, Anísio. Discurso de Goulart sobre educação abre uma nova era, diz Anísio Teixeira. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 29 dez. 1962.

Discurso de Goulart sôbre educação abre uma nova era, diz Anísio Teixeira

O Diretor do INEP, Professor Anísio Teixeira, disse ao JORNAL DO BRASIL que o discurso do Presidente João Goulart, sôbre educação nacional, no banquete que lhe foi oferecido quarta-feira pela revista O Cruzeiro, marcou "o início de uma nova era na vida escolar do País."

O plano trienal para o qual nos convocou o Presidente da República não é mais uma panacéia educacional, e sim, o esforço total da Nação para implantar um sistema de educação que nos emancipe - afirmou o Sr. Anísio Teixeira, considerando "histórica" a declaração do Presidente.

PRIORIDADE

Sr. Anísio Teixeira disse que o discurso do Presidente "teve realmente um tom nôvo e diferente": - A monótona controvérsia sôbre educação como conseqüência do desenvolvimento e educação como sua condição foi afinal afastada, e o Presidente soube dar à escola a devida prioridade.

- De certo modo, a escola é mais que investimento, porque é condição mesma para todos os investimentos. Aliás os próprios céticos da escola não prescindem dos educados para qualquer investimento; preferem apenas que se obtenham educados por imigração. Querem os já escolarizados em outros países - disse o diretor do INEP.

MOTIVAÇÃO

- O ceticismo dos "realistas" - e nisto, com certo fundamento - não é a respeito da escola em si, mas da escola brasileira. E aí está, verdadeiramente, tôda tragédia. Até para educar é preciso que já haja educados. Dêste impasse entre "líricos" que acham a escola algo que se improvisa, e "realistas" que nos mandam esperar até que nos desenvolvamos, isto é, nos eduquemos, para então criarmos nossas escolas, é que temos de sair. Mas como? Como dêle sairam todos os povos. E nós, com a vantagem de que podemos aprender de sua experiência. Seria mais fácil se tivéssemos começado mais cedo. Faltou-nos contudo, motivação, propósito e determinação.

O Sr. Anísio Teixeira prosseguiu afirmando que esta motivação é que parece ter haver chegado. - O programa que esboçou o Presidente conta com recursos - primeiro sinal de sua seriedade - e obedece a um planejamento e a certa sistematização. Não vai realizá-lo só o Governo Federal, mas todos os Governos Estaduais e todos os Municipais, apelando ainda o Presidente para a boa-vontade de todos os que já contam com o privilégio de educação.

GRANDE OPERAÇÃO

Segundo o Sr. Anísio Teixeira, "grande operação" não é sòmente a simples expansão das escolas, mas o seu aperfeiçoamento: - Seja qual fôr a nossa impaciência - afirmou - temos que realizar algumas experiências de administração do que sejam boas escolas. E dêste exemplo partir para expansão. São estas experiências que se irão realizar com os centros de treinamento do magistério. As escolas serão o que forem seus professôres.

O Diretor do INEP revelou que o Govêrno Federal projeta instituir 40 centros de treinamento do magistério, nos próximos oito anos, e talvez 18 nos próximos três anos. Serão centros de demonstração, com escolas primárias de alto nível, em que farão sua formação "os professôres dos professôres" brasileiros.

- Cada um dêsses professôres de alto nível será um supervisor, que tomará a seu cargo aperfeiçoar cinco ou dez professôres comuns. Dêste modo, partindo de um bom padrão, tentaremos generalizar êste bom padrão Com isto, desejamos, sobretudo, atender aos "realistas", a que não falta razão quando descrêem da escola improvisada, inadequada e ineficiente - disse o Sr. Anísio Teixeira.

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