FOLHA DIRIGIDA. Anísio Teixeira: um educador à frente de seu tempo. Folha Dirigida. Rio de Janeiro, 13 a 19 jul. 2000.

ANÍSIO TEIXEIRA
UM EDUCADOR À FRENTE DE SEU TEMPO

Luciana Barros e André Antunes

No último dia 12, o país comemorou o centenário de nascimento de Anísio Teixeira, considerado um dos maiores educadores brasileiros. A atualidade de seu pensamento é uma unanimidade entre profissionais de educação, que vêem no professor Anísio Teixeira um homem com idéias à frente do seu tempo. Para celebrar a data, estão sendo promovidos eventos pelo país para render homenagens ao educador e debater as questões defendidas por ele.

A contemporaneidade das idéias do mestre foi lembrada pela professora Nilda Teves Ferreira, doutora em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), durante palestra no I Congresso Latino de Filosofia da Educação, realizado no Rio de Janeiro, de segunda a quarta-feira desta semana. A professora Nilda Teves destacou a opinião de Anísio sobre a formação dos professores.

O pensamento de Anísio Teixeira sobre o assunto surgiu ao longo de sua experiência ao lecionar para os futuros educadores. Ele foi professor da Escola Normal de Salvador e do Instituto de Educação do Distrito Federal, que, na época ficava no Rio de Janeiro.

Uma das bandeiras de Anísio Teixeira era a formação de nível superior para os profissionais da educação, fato que está sendo colocado em prática somente nesta década, a partir da nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB). O educador preconizava que mestres do amanhã devem ter uma formação intelectual muito mais ampla e aprofundada do que tem sido até agora.

Para Anísio Teixeira, a importância do professor não podia ser reduzida a uma mera transmissão de conhecimento adquirido socialmente. O educador via o professor muito mais como um estimulador, um assessor do aluno, que o guia em sua atividade de estudo e o orienta diante das dificuldades de assimulação.

Para descrever o que seria o profissional da educação do futuro, o educador utilizou uma imagem inusitada: a mistura de certos jornalistas de revistas científicas com autores de enciclopédia e livros de referência. Ele costumava ressaltar que, acima do conteúdo dos conhecimentos em expansão, cabia aos mestres ensinar aos jovens como se processam os métodos, de pensar naturais e sociais.

Na opinião do vice-presidente da Academia Brasileira de Educação (ABE), José Antonio Teixeira, a maior contribuição que o Anísio trouxe para a educação no país foi o despertar para o pensamento. Segundo José Teixeira, o educador foi acusado de ser ligado ao comunismo ou a setores de esquerda em dado momento da vida política nacional, e, por isso, pagou o preço do ostracismo. "Agora, se Anísio fosse vivo hoje e trouxesse suas idéias a público, seria chamado de neoliberal", lembra o vice-presidente da ABE.

Prestigiado fora do país, Anísio Teixeira chegou a ser conselheiro de educação superior da Unesco. No Brasil, seu envolvimento com a educação o levou à reitoria da Universidade de Brasília (UnB) e à secretaria geral da Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (Capes).

Pioneiro na implantação do ensino em tempo integral, Anísio Teixeira criou um modelo de educação inovador para a época. Enquanto foi secretário de educação no governo baiano, o educador construiu o Centro Popular de Educação Carneiro Leão, mais conhecido como Escola-Parque. Mais tarde, seu grande amigo e educador Darcy Ribeiro, criou o projeto dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), baseado na experiência das Escolas-Parque.

O projeto de Anísio consistia em oferecer à criança educação integral, cuidando de sua alimentação, higiene, socialização, preparação para o trabalho e para a cidadania. Assim, além da educação tradicional, o aluno recebia um atendimento visando sua formação como indivíduo, através de atividades; artísticas e esportivas mais perto da sua comunidade.

Entre 1952 e 1964, Anísio Teixeira foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), quando elaborou um programa de bolsas de estudos para aperfeiçoamento de professores, além de avaliações para verificar o rendimento e as condições dos ensinos fundamental e médio.

A partir de suas idéias e propostas, o atual governo obteve as bases para criação do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef) e de programas como o do livro didático e da merenda escolar.

Seu pensamento também serviu. de inspiração para as avaliações realizadas pelo Ministério da Educação, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Seab), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional de Cursos (Provão).

Comemorações oficiais

As homenagens a Anísio Teixeira estão concentradas principalmente nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia. Apesar das comemorações terem iniciado ainda no ano passado, é nos meses de julho e agosto que se concentram a maior parte dos eventos.

No ano passado, as homenagens começaram com a inauguração da Biblioteca Anísio Teixeira, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e com o lançamento de livros reunindo textos já publicados e outros inéditos do educador.

Em juIho, eventos promovidos em Brasília pelo Conselho Nacional de Educação, pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, também renderam homenagens a Anísio, demonstrando a importância do educador no cenário educacional brasileiro.

Caetité, cidade natal de Anísio Teixeira, no sertão da Bahia, comemorou o centenário do seu ilustre filho com intensa programação educativa e cultural, na semana de 5 a 12 de julho. Visita à casa do educador, apresentação de danças populares e peças, oficinas de artes, missa solene e exposições foram algumas das atividades que aconteceram por lá.

No Rio de Janeiro, o educador foi homenageado no I Congresso de Filosofia da Educação, que terminou na quarta-feira, dia 12, quando a Associação Brasileira de Educação (ABE) reeditou sua obra "Pequena Introdução à Filosofia da Educação".

Em Salvador, houve o lançamento de selo comemorativo do centenário de Anísio Teixeira pelos Correios e Telégrafos, e também de uma Medalha Comemorativa pela Casa da Moeda.

No início de agosto, o Conselho Estadual de Educação e a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro também participaram das honrarias. Serão palestrantes a secretária de educação, Lia Faria, e a doutora Ana Waleska, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Também em agosto, a ABE concederá a Medalha do Educador (post-mortem) para Anísio, e inaugurará uma exposição sobre sua passagem na instituição.

Em outubro, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) promove o seminário "A Educação em Debate", para discutir temas pertinente a Anísio Teixeira. Serão palestrantes o professor Carlos Guilherme Mota e a professora Yolanda Lobo.

Educadores falam da importância de Anísio Teixeira

Maria Tereza Sombra - "Ele ultrapassou seu tempo. Anísio sempre será atual. Ele foi o grande mestre da educação. Posso dizer que hoje, nós professores, pautamos nossa conduta nos seus pensamentos e nada mais correto do que a Associação Brasileira de Educação (ABE) prestar essa homenagem no centenário do seu nascimento."

Sheila Araujo de Souza - "A importância de seu trabalho está na sua filosofia que se enquadra perfeitamente nos tempos atuais. Para se ter uma idéia, as bases Fundef de priorizar o ensino fundamental já tinham sido pensadas por ele. Anísio já tinha previsto os problemas educacionais que surgiriam com o tempo e estava junto com Paulo Freire no pensamento de oferecer a educação para a grande massa da população".

Celso Niskier - "Anísio Teixeira foi o educador que inspirou toda a geração de profissionais de hoje. Ele estava e está à frente da educação porque suas idéias sempre foram muito atuais e justamente nisto reside sua importância e o fato de ele, apesar do tempo, ainda ser lembrado com tanto entusiasmo por educadores. É uma lição que, nós educadores, devemos seguir".

Eduardo Lopes - "Quem colocou bem a questão da importância de Anísio Teixeira hoje, foi o senador Artur da Távola que o definiu como um visionário. Ele realmente previu os problemas educaionais que enfrentaríamos com a nossa política educacional e atualmente, como podemos comprovar, Anísio tinha razão no que falava".

José Antonio Teixeira - "A atualidade de Anísio Teixeira está na capacidade que teve de deixar suas idéias além da marca do tempo. O que se discute hoje na escola, interdisciplinariedade, contextualidade, já tinha sido proposto por ele com o 'educação para o trabalho'. Neste congresso, comprovamos que idéias que eram polêmicas há 50 anos, hoje são consideradas normais".

Myrthes Wenzel - "Anísio Teixeira teve uma importância muito grande para o sistema educacional brasileiro. A escola que dirigi, por exemplo, teve a influência de dois grandes educadores: Armando Hildebrand, que deu a linha principal, e Anísio, cuja filosofia educacional inspirou a nossa linha filosófica. A atualidade de seus pensamentos é que fazem dele um dos grandes educadores nacionais".

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