FOLHA DIRIGIDA. Anísio Teixeira é homenageado na ABE. Folha Dirigida. Rio de Janeiro, 22 a 28 ago. 2000. Caderno Educação. p.2.

Anísio Teixeira é homenageado na ABE

"O debate em torno da escola pública de qualidade está ressurgindo junto com as comemorações do centenário de meu pai. Por isso, seu pensamento está cada vez mais vivo". Estas foram as palavras de Babi Teixeira, filha do educador Anísio Teixeira, ao receber junto com os irmãos Marta e Antônio Teixeira, a Medalha do Educador em solenidade realizada no último dia 16, na sede da Associação Brasileira de Educação (ABE).

A iniciativa de comemorar o centenário de nascimento de Anísio Teixeira foi realizada pela ABE em conjunto com as Academias Brasileira e Internacional de Educação. Dentre os presentes na sessão solene estavam o professor Ruy Lourenço Filho, a secretária municipal de Educação Carmem Moura, o professor João Jesus Sales Pupo, o presidente do grupo FOLHA DIRIGIDA Adolfo Martins, representantes da associação de ex-alunos do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (Ierj), entre outros.

As homenagens foram concedidas pela presidente da ABE, Edília Coelho Garcia. No evento, os convidados puderam conhecer um pouco mais da personalidade do educador a partir da leitura de trechos da correspondência de Anísio Teixeira e Lourenço Filho feita por Ruy Lourenço Filho.

Filho do educador Lourenço Filho, que presidiu a ABE e trabalhou com Anísio Teixeira no Instituto de Educação na década de 30, Ruy Lourenço Filho reuniu toda a correspondência trocada por seu pai e Anísio Teixeira. Desde 24 de outubro de 1929 até 1970, os educadores discutiram as principais idéias do pensamento educacional brasileiro em suas cartas.

Durante a solenidade também foi inaugurada, na galeria da ABE, uma mostra comemorativa ao centenário de nascimento do educador intitulada "Anísio Teixeira e a ABE". A professora Arlete Pinto Silva, diretora de biblioteca e arquivo da instituição, foi a responsável pela organização de documentos, fotos e depoimentos do educador que foi membro da ABE e presidiu a instituição em 1931.

Admirador e discípulo de Anísio Teixeira, o professor João Jesus Sales Pupo leu trechos da obra do educador, lembrando que o movimento integrado por Anísio Teixeira e Lourenço Filho na época em que comandavam o Instituto de Educação, é considerado o mais importante já ocorrido na educação do país.

As comemorações foram encerradas pela entrega da Medalho do Educador, maior comenda concedida pela instituição, feita pela presidente da ABE aos três filhos do homenageado. "Temos recebido muitas homenagens neste ano, mas a Medalha do Educador, concedida pela ABE, tem um significado especial, pois sabemos a importância que esta instituição teve na trajetória de meu pai", completou Babi Teixeira.

Segundo a secretária municipal de Educação, Carmem Moura, homenagear os educadores é uma iniciativa muito importante não só para educação do país como para a população em geral. "É fundamental que todos conheçam a obra de Anísio Teixeira e saibam o que ele representou para o Brasil. Em sua obra, o educador chamava atenção para o ensino da ética e de valores. O seu pensamento tem influenciado nossos trabalhos na SME pois estamos resgatando a importância escola, um dos ideais do educador", concluiu Carmem Moura.

"Homenagens como esta são muito importantes. Sem dúvida nenhuma, Anísio Teixeira foi um dos maiores pensadores da educação brasileira. Apesar dos anos, seu pensamento continua bastante atual", afirmou a professora Terezinha Saraiva, consultora da Empresa de Multimeios do Rio de Janeiro (Multirio), membro da ABE e ex-aluna do Instituto de Educação.

| Articles from newspapers and magazines | Interviews |