JORNAL DO COMÉRCIO. Exaltação da Aliança para o Progresso. Jornal do Comércio. Rio de Janeiro, 17 nov. 1961.

Exaltação da Aliança para o Progresso

Kansas City, 16 (IPS-IC) - Desde a política da Boa Vizinhança do Presidente Franklin D. Roosevelt, é a <<Aliança para o Progresso>> o mais promissor movimento destinado a promover a revolução social e econômica na América Latina.

Tal opinião foi manifestada pelo educador brasileiro Anísio Teixeira, durante as festividades comemorativas da passagem do centenário da Associação dos <<Land Grant Colleges>>, desta cidade do Missouri.

ÊRRO CORRIGIDO

<<Se não quiser seguir o caminho da Cuba - observou o Prof. Anísio Teixeira - deve a América Latina fazer dentro de seus próprios países sua revolução social democrática. É êste o problema do momento, cabendo-lhe realizar as mudanças e sacrifícios que se tornassem necessários.>>

Continuando, declarou o educador brasileiro: <<Lamentamos que seu País tenha deixado, durante tanto tempo, de oferecer à América Latina as lições que derivaram da própria revolução norte-americana. O êrro, agora, é corrigido com a <<Aliança para o Progresso>>. Vocês podem estar certos de que cada País latino-americano vai fazer sua própria revolução com o próprio esfôrço. Podem estar certos, também, de que cada um dêstes países aprecia o interêsse manifestado pelos Estados Unidos. É alentador saber que seu País não vai apoiar os reacionários do nosso Continente, os que têm a culpa de a América Latina não ser democrática, os que, mesmo agora, insistem em que devemos continuar aferrados ao regime feudal, impedindo, com isto, o progresso econômico e social>>.

| Artigos de Jornais ou Revistas | Entrevistas |