CORREIO DA MANHÃ. Dois mestres brasileiros vão aos Estados Unidos. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 28 dez. 1958.

DOIS MESTRES BRASILEIROS

VÃO AOS ESTADOS UNIDOS

Considerados como grandes especialistas em questões educacionais por: Universidades e Fundações americanas que cuidam de ajudar a melhoria dos níveis de conhecimento da juventude de todo o continente, os professôres Anísio Teixeira, diretor do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), e João Roberto Moreira, coordenador da Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA), seguirão para os Estados Unidos, como convidados das mesmas, nos primeiros dias do ano vindouro com atividades já delineadas em cursos ou reuniões de deliberação de programas anuais.

O prof. Anísio Teixeira nos Estados Unidos tomará parte em uma reunião de diversas Fundações norte-americanas, que reúnem no começo de cada ano a fim de verificar quais os planos que deverão ser seguidos no campo educacional, principalmente no que tange a bôlsas de estudos e auxilios para pesquisas científicas e investigações tecnológicas. Embora essas Fundações sejam tôdas de caráter privado, na maioria das vêzes o convite aos estudiosos desses temas vêm via Departamento de Estado. A permanência do diretor do INEP no exterior deverá ser de uma quinzena aproximadamente. Recorda-se que, no início do mês em curso, foi o prof. Teixeira convidado a participar de uma reunião de três peritos latino-americanos, convocada pela Organização dos Estados Americanos, a fim de revistar o programa educacional da União Pan-Americana.

O PROFESSOR MOREIRA LECIONARÁ EM CHICAGO

O prof. João Roberto Moreira viajará para Chicago, onde deverá permanecer, sem ônus para o Tesouro Nacional, por sete meses, quando dará um curso sôbre problemas da educação fundamental no continente ligando-se o mesmo aos campos sociológicos e econômico. Além dessa missão, o prof. Moreira deverá desempenhar outra, que lhe foi atribuída pelo departamento de Educação da Universidade de Chicago: escrever uma monografia sôbre problemas educacionais no nosso país contando como co-redator o sociólogo americano Robert Havighurst, que visitou o Brasil recentemente, aqui realizando diversas pesquisas.

Depois do curso de Chicago o prof. Roberto Moreira estudará a possibilidade de atender ao convite do "Teachers’ College", da Columbia University, de Nova York, que deseja tê-lo em um seminário relacionado com programas de erradicação do analfabetismo. Como se sabe, essa Universidade está efetuando 3 planos-pilôto de extinção desse mal em nações da América Central e em Porto Rico, prevendo-se para êste último o fim do trabalho, com a alfabetização de tôda a população nos próximos quatro anos. O regresso do prof. Moreira ao Brasil deverá ocorrer em setembro de 1959.

| Artigos de Jornais ou Revistas | Entrevistas |