DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO. Anísio Teixeira tem novas homenagens. Diário Oficial do Estado. Salvador, 13 jul. 2000. p.5.

Anísio Teixeira Tem Novas Homenagens

O primeiro compromisso do ministro da Educação, Paulo Renato Souza, ontem, em Salvador, foi visitar a Escola Parque, criada em 1950 pelo educador baiano Anísio Teixeira, que ontem completaria 100 anos. Acompanhado do secretário da Educação, Eraldo Tinoco, o ministro percorreu as instalações da escola, que está sendo recuperada integralmente pelo Governo do Estado. Em seguida, o ministro foi para o Palácio de Ondina, onde assinou convênio com a Universidade Federal da Bahia e almoçou com o governador César Borges e o senador Antonio Carlos Magalhães.

O ministro desembarcou às 11h30, na Base Aérea de Salvador, e seguiu direto para o bairro da Caixa D'Água, onde foi construído o complexo educacional que revolucionou o ensino fundamental do estado. Após a conclusão da reforma, prevista para o final deste ano, os alunos vão retomar a antiga rotina de complementar a formação escolar com um segundo turno em atividades de lazer, cultura e profissionalização.

"Minha visita está vinculada à data do centenário de Anísio Teixeira, que eu considero o maior educador brasileiro. Olhando para trás na história da educação brasileira eu não vejo outra figura como a de Anísio", disse o ministro. Ele percorreu as instalações da biblioteca, teatro e pavilhão de atividades profissionalizantes, todas em reforma.

A importância de Anísio Teixeira, segundo o ministro, está não só na formação da filosofia da educação, nas idéias, na visão da importância estratégica da educação para o desenvolvimento da democracia no Brasil, mas também na ação prática como criador e presidente da Capes e presidente do Inep. "Anísio deixou uma obra intelectual e uma obra prática na educação que nenhum outro educador brasileiro conseguiu alcançar até agora", afirmou Paulo Renato.

Para o ministro, que confessou ter ficado emocionado ao conhecer a escola, a construção ilustra a grandiosidade do projeto de Anísio Teixeira. "Ele tinha esta visão de que a educação pública tem que ser universal mas tem que ser de muito boa qualidade", disse Paulo Renato.

O ministro prometeu atuar como parceiro do governo da Bahia nos novos projetos para a escola. "Este espaço pode voltar, atualizado no tempo. Pode servir como um centro muito importante para os jovens, na sua concepção original. Poderemos aqui ter projetos estratégicos e o governo federal está pronto a colocar recursos, em projetos de congraçamento da juventude, atividades profissionalizantes e de lazer", destacou.

O governo da Bahia está investindo R$ 1,7 milhão na reforma da escola, em obra executada pela Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab). "Fiz questão de convidar o ministro Paulo Renato para que, com sua sensibilidade, ele veja o que o Estado está fazendo", disse Eraldo Tinoco, que anunciou a retomada da filosofia original da escola. "Vamos resgatar esse projeto do Anísio, vamos devolver à Escola Parque esta sua característica inicial, para que ela seja um centro de formação integral do aluno, contando com a colaboração do governo federal, que vai impulsionar ainda mais esse processo que o Governo do Estado está executando."

Perfil do Educador

Anísio Teixeira nasceu em 12 de julho na cidade de Caetité, no oeste da Bahia. Foi secretário da Educação e Saúde, idealizador e criador da Escola Parque e da Universidade de Brasília (UnB). Dirigiu o Inep. Filósofo, bacharel em Direito e em Administração, Anísio morreu em março de 1971, no Rio de Janeiro.

No exterior atuou como professor-visitante nas universidades de Columbia e da Califórnia e exerceu também o cargo de conselheiro de educação superior da Unesco.

As comemorações pelo centenário de nascimento do educador baiano Anísio Teixeira, que ancontecem durante todo o ano de 2000, estão sendo coordenadas por uma comissão estadual, criada no ano passado pelo governador César Borges e presidida pelo secretário da educação Eraldo Tinoco.

Centenário é marcado pelo lançamento de selo e medalha na Fundação Luís Eduardo

O lançamento de um selo comemorativo e de uma medalha marcaram ontem, as homenagens em comemoração ao centenário do educador Anísio Teixeira. O evento aconteceu no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães com a presença do governador César Borges, do presidente do Congresso Nacional, senador Antonio Carlos Magalhães, do prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy e diversos secretários estaduais. Anísio Teixeira nasceu no dia 12 de julho de 1900.

Criado pela artista plástica Regina Barja Fidalgo, o selo comemorativo mostra um retrato de Anísio Teixeira, tendo ao fundo o seu maior legado: o Centro de Ensino Carneiro Ribeiro - Escola Parque. O selo mostra ainda, em segundo plano, uma das crianças que foram observadas por ele na época da inauguração da escola e outras duas estudando, para simbolizar o futuro da educação no Brasil.

O governador destacou a imensa contribuição de Anísio Teixeira para o desenvolvimento da educação no Brasil. "As idéias de Anísio Teixeira continuam sendo de imensa importância para a educação em nosso país. Seus ensinamentos têm nos ajudado muito pra que possamos construir uma educação de qualidade", disse. Durante o evento, o jornalista e historiador Jorge Calmon fez uma palestra sobre o homenageado.

A medalha mostra, em primeiro plano, o educador de perfil, com a mão no queixo. Ao fundo, um retrato de Anísio Teixeira em início de carreira (1924). No reverso da medalha se destaca a sua imagem cercada por estudantes e o prédio da Escola Parque.

ACM ressaltou que as comemorações em homenagem ao educador ganharam uma dimensão nacional. "Anísio Teixeira foi um homem reconhecido tanto no Brasil como no exterior", lembrou.

Escola Parque

As atividades comemorativas pelo centenário do educador foram iniciadas em maio deste ano e se estenderão até julho de 2001, quando está prevista a reinauguração da Escola Parque, considerada a maior homenagem que a Bahia pode prestar a Anísio Teixeira.

| Articles from newspapers and magazines | Interviews |