ÚLTIMA HORA. Educação pública deve ser ampliada até o secundário. Última Hora. Rio de Janeiro, 23 jan. 1960.

ANÍSIO TEIXEIRA NO CLUBE MILITAR:

Educação Pública Deve Ser Ampliada Até o Secundário

A política educacional mais conveniente para o Brasil deveria conter as coordenadas básicas do sistema a que chegaram, acidentalmente, os Estados Unidos, e que significa, em linhas gerais, um sistema unificado de educação pública, fundindo o ensino primário e o secundário em uma única escola contínua - elementar até a sexta série e daí por diante secundária, diversificada e equivalente - numa organização multilateral, com possibilidades de currículos ocupacionais ou preparatórios, conforme as aptidões, tendências e gostos dos alunos.

Esta proposta foi feita pelo Professor Anísio Teixeira, diretor do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, do Ministério da Educação, durante aplaudida conferência que pronunciou no Clube Militar, subordinada ao tema "O Estado Brasileiro e a Educação". A mesa que dirigiu os trabalhos foi presidida pelo General Justino Alves Bastos, e contou com a presença do General Inácio Freitas Rolim, do Capitão William Stockler, representante do Ministro da Guerra, e de tôda a diretoria do Clube Militar.

O Estado Brasileiro

Fazendo ligeiro histórico da evolução educativa observada no Brasil desde o período monárquico a qual reproduz, com a decolagem habitual, os mesmos fenômenos registrados na Europa continental, o Professor Anísio Teixeira passou a focalizar o sistema educacional brasileiro, afirmando, entre muitas coisas, que sòmente a partir da década de 20 a 30 é que se dão os primeiros sinais de impaciência contra o sistema até então vigente: surge em São Paulo o sentimento de "educação para todos", votando-se a primeira lei nesse sentido, com o estabelecimento da educação de 4 anos para as cidades e de 3 para o campo.

Sistema Vitorioso

Salientando a descaracterização geral observada nos sistemas escolares adotados no Brasil, acrescentou o conferencista que o resultado foi a existência de um único sistema escolar.

- A escada educacional - disse - ficou estabelecida. Mas o sistema vitorioso não foi o sistema popular, prático, técnico, vocacional ou profissional, como era chamado, mas o aristocrático, intelectualista, preparatório ao ensino superior. Ora, êsse sistema de ensino não pode ser o sistema universal de ensino. Trata-se de sistema altamente especializado, destinado à camada extremamente intelectual do País, ou à extremamente rica. Com efeito, êsse tipo de educação só é produtivo com inteligência de tipo intelectual e, em caso contrário, só não é prejudicial quando o aluno não precisa ganhar a vida, por já ser rico por herança.

Escola Brasileira

- Cabe ao Estado Brasileiro - acrescentou finalizando - em face das contigências e da conjuntura educacional vigente, empreender uma ação conjunta para criar uma escola brasileira, na órbita dos municípios, financiada pelo Município, pelo Estado e pela União, visando a canalizar, a grande motivação educacional na nossa sociedade para um sistema educacional uno e diversificado e de grande vigor na vida nacional. Ao lado dêsse sistema público, poderia e deveria medrar um sistema privado de educação, destinado às camadas de recursos da nossa sociedade ou em escolas fundadas pela filantropia nacional às inteligências excepcionais do País. Tal sistema, independente e em corajosa competição com o sistema público, constituiria um estímulo à incorruptilidade das escolas públicas.

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