CORREIO DA MANHÃ. O Brasil também está na corrida científica. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 7 jul. 1957.

O BRASIL TAMBÉM ESTÁ NA CORRIDA CIENTÍFICA

Instala-se a IX reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - O significado dêsse conclave e o novo valor da ciência, na palavra do prof. Anísio Teixeira, diretor do INEP - O que os cientistas brasileiros vão mostrar - Programa

Instala-se amanhã, dia 8, no Museu Nacional, a IX Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Pràticamente todos os ramos da ciência estão representados nesse conclave que a S.B.P.C. realiza anualmente, congregando cientistas de todo o país, para debater temas da mais transcendente relevância. Nessa série de depoimentos preliminares, de participantes da reunião, que estamos trazendo aos leitores, destacamos hoje o do prof. Anísio Teixeira, diretor do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos.

A S.B.P.C. E A CIÊNCIA

Declarou-nos inicialmente o pedagogo:

"A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência realiza, no Rio, a sua IX reunião. Não há meio de se exagerar a importância de reuniões dessa natureza no campo da ciência. Trabalhos há que podem ser realizados individualmente em sua inteireza. Nunca o trabalho científico. Êste sòmente se completa pela comunicação. E a reunião da S.B.P.C. é essa etapa do trabalho científico. Aqui irão reunir-se cêrca de 350 cientistas para conferir e aferir o esfôrço científico brasileiro. A simples leitura do programa das comunicações dá idéia do vulto e da maturidade a que vem chegando êsse esfôrço. Chegamos a um ponto de nosso desenvolvimento em que a ciência não é apenas uma das apaixonantes atividades humanas, mas a condição mesmo para o prosseguimento de nossa expansão econômica e social. A ligação entre ciência e desenvolvimento é algo de essencial. Tôda a incontida esperança humana decorre do fato de que a ciência pode resolver os nossos problemas econômicos e se encaminha para poder ajudar-nos a resolver os problemas sociais".

A NOVA IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA

"O fato de haver desaparecido o motivo para a resignação do homem diante dos obstáculos aparentemente insuperáveis da natureza lançou a humanidade em verdadeiro renascimento. Pouco importam os perigos com que êsse novo poder nos está a ameaçar. O que o povo vê e sabe é que a ciência pode resolver os seus problemas, pode trazer-lhe riqueza incalculável, pode libertá-lo de perigos que o faziam resignado e triste".

"Marcam tais fatos, continua, a nova importância da ciência, e a competição em que se encontram tôdas as nações na corrida é bem uma prova do seu novo e inédito valor".

O BRASIL TAMBÉM ESTÁ NA CORRIDA

E mais adiante: "O Brasil também está nessa corrida. A IX reunião dos cientistas brasileiros vai mostrar-nos onde nos achamos nesse ano da graça de 1957. Tumulto político, tumulto urbano, todo o tumulto da aceleração do progresso brasileiro vai ter sua pausa, em que se ouvirão as vozes dêsses homens estranhos e de estranha linguagem, que são os cientistas de hoje. Sempre foram êles mais ou menos tolerados e mais ou menos admirados. Mas agora são mais do que amados, hoje são êles a esperança dos povos. Dêles dependem nossa segurança e a nossa riqueza", concluiu o prof. Anísio Teixeira.

O PROGRAMA

Todos os dias, a partir de amanhã até sábado dia 13, haverá sessões pela manhã e à tarde no Museu Nacional, com simpósios, conferências, debates, projeções de filmes científicos, etc. Estão também programadas sessões científicas especializadas sôbre matemática, biologia, astronomia, genética, farmacologia, enfim todos os ramos da ciência em geral estando inscritos na reunião os mais representativos nomes da ciência brasileira. Há a destacar ainda uma exposição científica organizada pelos alunos do Colégio Militar, armada numa dependência do Museu Nacional.

| Artigos de Jornais ou Revistas | Entrevistas |