JORNAL DO BRASIL. Lafer entra em contato com grupo de apoio da Operação Pan-Americana. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 19 maio 1960.

Lafer entra em contato com grupo de apoio da Operação Pan-Americana

O Ministro Horácio Lafer tomou contato, em reunião realizada ontem a tarde no Itamarati, com o trabalho desenvolvido pelo chamado grupo de apoio da OPA, chefiado pelo Embaixador Roberto Campos, que prepara um estudo, a ser apresentado pelo Brasil na próxima reunião do Comitê dos 9, sôbre os cinco pontos considerados básicos para a execução da OPA.

À reunião estiveram presentes, além do grupo de apoio e da delegação que vai a Washington para a reunião dos 9, o Embaixador Válter Moreira Sales e o Embaixador Fernando Lôbo, chefe da delegação do Brasil na OEA e da delegação brasileira ao Comitê dos 9.

ESTUDO BÁSICO

Após tomar contato com o estudo, já pràticamente terminado, o Chanceler Horácio Lafer afirmou não ter dúvidas em considerá-lo básico para a reunião dos 9, manifestando grande satisfação por ver os trabalhos já encaminhados.

Êsses estudos preparados pelo grupo de trabalho abrangem os cinco pontos considerados básicos para satisfazer as necessidades sócio-econômicas da América Latina: financiamento do seu desenvolvimento industrial; incremento da agricultura e da industrialização de produtos alimentícios; combate ao analfabetismo; aumento da ação dos organismos de crédito e assistência técnica.

REUNIÃO FINAL

A reunião para a apreciação final dos trabalhos do grupo de apoio da OPA foi marcada pelo Chanceler Horácio Lafer para o próximo dia 27, quando retornará de Buenos Aires.

O Embaixador Fernando Lôbo, Chefe da delegação do Brasil ao Comitê dos 9, parte hoje para Washington, levando instruções aos delegados brasileiros, na OEA. Falando ao JORNAL DO BRASIL, o Embaixador Fernando Lôbo, disse que a reunião dos 9 será eminentemente técnica e que os estudos aprovados sôbre aquêles cinco pontos básicos serão levados à Conferência dos 21, a realizar-se em agôsto ou setembro. Disse também, que a fase executiva e política começará na Reunião Inter-americana, órgão máximo da OEA, a reunir-se em Quito, em março de 1961.

A delegação do Brasil ao Comitê dos 9, presente à reunião de ontem, é formada pelos Srs. Cleanto de Paiva Leite, Anísio Teixeira, Otávio Augusto Dias Carneiro, João Paulo da Silva Paranhos do Rio-Branco, Evaldo Correia Lima, Luís Carlos Mancini e Joaquim Faria Góes Filho.

| Artigos de Jornais ou Revistas | Entrevistas |