CORREIO DA MANHÃ. Apoio. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 16 abr. 1958.
Localização do documento: Fundação Getúlio Vargas/CPDOC - Arquivo Anísio Teixeira - ATj61

APOIO

Encontra-se em situação caótica e catastrofíca o ensino, de todos os graus, no Brasil.

Ensino primário: metade da população brasileira não sabe ler nem escrever, ficando condenada aos trabalhos mais baixos, de pouco rendimento econômico, em condições que não lhes garantem um padrão mínimo de vida; centenas de milhares de crianças não têm escola, de modo que o analfabetismo cada vez mais se agrava.

Ensino secundário: tende a difundir-se; mas é ministrado conforme programas enciclopédicos e inexequíveis, de modo que mais serve para arranjar títulos do que conhecimentos utilizáveis.

Ensino superior: predominância das Faculdades de Direito; freqüência diminuta dos estudos técnicos; formalismo e unilateralismo nas Faculdades de Filosofia e Letras; falta de espírito de pesquisa científica nas Universidades.

O quadro é desolador. As coisas não podem ficar assim, se o país não se quiser arruinar, por apatia, indiferença e espírito de casta.

O remédio está no programa educacional do professor Anísio Teixeira, que foi em boa hora chamado para dirigir o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos. Há muitos anos , em tempos do mais sinistro obscurantismo, na época terrorista que antecedeu ao estabelecimento do Estado-Novo, o professor Anísio Teixeira já foi acusado de todos os crimes possíveis contra o Espírito, pelas fôrças fascistas que hoje novamente ousam levantar a cabeça feia. Tôdas essas acusações, aliás contraditórias, de pragmatismo ou de materialismo, já foram refutadas. No ambiente civilizado do Rio de Janeiro nem sequer os adversários de então insistem em campanha tão obsoleta. É possível levantar uma objeção contra a gestão do prof. Anísio Teixeira à frente do INEP: os objetivos, delineados no seu programa educacional, ainda não foram atingidos. Mas a culpa não é sua. É de todos os que não o apoiaram devidamente; ou que lhe opuseram obstáculos.

* * *

Não desejamos ficar ao lado dos inimigos do ensino e da ilustração no Brasil. A Operação Anísio Teixeira tem de ser realizada. Para tanto, tôdas as fôrças responsáveis da Nação têm que apoiá-lo em sua tarefa difícil. Queiram ou não queiram, a Razão vencerá.

| Artigos de Jornais ou Revistas | Entrevistas |