JORNAL DO BRASIL. Anhembi e a universidade.Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 7 set. 1958.

"ANHEMBI" E A UNIVERSIDADE

Não se trata da Universidade do Brasil, mas da do Paraná; e não pròpriamente da Universidade, mas do Diretor da sua Faculdade de Filosofia, que entrou em conflito com a revista Anhembi. Reveste-se o episódio de numerosos detalhes, mas sobretudo se caracteriza pelo da negação do espírito universitário, que se alimenta da liberdade.

O Diretor da Anhembi, Sr. Paulo Duarte, com seu temperamento de cavaleiro andante, sua incansável capacidade de luta, sua clara e corajosa inteligência, reagiu contra a atitude de intolerância que, a pretexto, talvez, de crença religiosa, impedia o acesso da mocidade universitária do Paraná à sua revista, ponto alto da cultura em nossa terra.

Reagiu e fêz bem. Não estava defendendo direitos de natureza pessoal, mas uma condição intrínseca da vida universitária, onde se formam profissionais mas também homens, com o senso da liberdade e, mais do que êle, o da responsabilidade do indivíduo na conquista de pontos de vista próprios, e não pré-fabricados, sôbre as coisas do mundo.

Acima das minúcias do episódio, o que deve restar para os moços do Paraná é a lição do bravo escritor, capaz de mover os céus e as terras que a lei assegura para garantir êste simples direito: o de enviar uma revista que honra seu país a uma das Universidades que o Estado brasileiro mantém.

| Artigos de Jornais ou Revistas | Entrevistas |