A NOITE. Os cães ladram e Anísio Teixeira passa. A Noite. Rio de Janeiro, 14 nov. 1961.

Os Cães Ladram e Anísio Teixeira Passa

O sr. Anísio Teixeira, diretor do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, que honra, com a sua inteligência, cultura e caráter, os quadros culturais do país é uma das vítimas prediletas das mentalidades deformadas que formam ao lado do mais abjeto reacionarismo.

Acusam-no de comunista, e seus acusadores são precisamente aquêles que, consciente ou inconscientemente, jogam o Brasil nos braços do comunismo.

Quando o famoso físico Robert Oppenheimer – o pai da bomba atômica – nos visitou, recentemente, teve as palavras mais elogiosas para com o educador brasileiro, na ocasião em que lhe foi apresentado. Já lhe conhecia a obra.

Anteontem, Anísio Teixeira, atendendo a convite do Departamento de Estado dos Estados Unidos, para lá embarcou a fim de participar das comemorações da data mágna dos estudantes americanos. Precisamente aquela em que se comemora a primeira doação de verba federal, destinada a uma universidade, e determinada pelo Presidente Thomas Jefferson. Quatro personalidades foram convidadas. Entre elas, o Presidente John Kennedy e Anísio Teixeira.

Que dizem a isto os macartistas caboclos?

| Articles from newspapers and magazines | Interviews |