JORNAL DA BAHIA. Projeto Anísio Teixeira é a solução para o ensino. Jornal da Bahia. Salvador, 17 set. 1961.

Projeto Anísio Teixeira é Solução Para o Ensino

Lei do ensino Anísio Teixeira é o que deve apreciar, analisar e votar o legislativo baiano, antes de entrar em matéria convergente para condicionar aos técnicos as condições básicas para a evolução do ensino, foram as palavras iniciais do professor Raimundo Mata, Superintendente do Ensino Elementar e lente do Instituto Normal Isaias Alves quanto ao projeto Ignácio Souza. E acrescentou:

Qualquer cousa que se vote agora, sem o espírito constitucional e muito mais ainda sem a Lei do Ensino de 1947, será anômalo e fora da realidade.

Estrutura Geral

Não querendo entrar no mérito do projeto Ignácio Souza – apesar do esforço do seu autor que não é técnico e nem pedagogo – disse o professor Raimundo Mata, na palestra informal que cabe aos legisladores fixar a estrutura da educação deixando aos peritos, aos técnicos a parte metodológica e outros aspectos pedagógicos.

Não Atende ao Ensino

O professor Antônio Ramos, Inspetor do Ensino Elementar, sobre o assunto, disse à reportagem do JB:

– O projeto do deputado Ignácio Souza modificando o ensino elementar não atende às conveniências nem às necessidades atuais do ensino. Reconhecemos – acentuou – que é preciso modificar o ensino na sua estrutura porém, isto está na dependência de estudos acurados pelos técnicos e das experiências de quem vive, diàriamente, militando no ensino.

Melhor Atuação

Muito melhor seria – sublinhou o professor Antônio Ramos – que a Assembléia Legislativa votasse o projeto Anísio Teixeira, afastando da escola a política partidária e entregando a direção do ensino ao Conselho Estadual de Educação que agiria de acordo com os interêsses educacionais da coletividade a que serve.

Problema de ensino não é tão fácil como a primeira vista parece para solução pronta – concluiu o mestre de Metodologia – pois reúne uma série de princípios de fórmulas e de equações que sòmente técnicos sôbre êles poderão dar parecer judicioso e acertado.

Projeto Advertência

Ouvido, também o professor Ivan Guanais, especialista em educação, com curso feito no Centro de Pesquisa em São Paulo, e educador de base, assim se expressou sôbre o projeto Ignácio Souza:

– Ao nosso ver, o mérito do projeto do deputado Ignácio Souza, está apenas no demonstrar preocupação em dar uma melhor estrutura ao ensino elementar baiano o que de fato carecemos, fato proclamado por todos os mestres que sentem de perto o problema de ensino.

– É um projeto – advertência e que por ninguém pode ser olvidado. Quanto ao conteúdo – frisou o prof. Ivan Guanais – achamos que o legislador se antecipou demasiadamente, pois o que ali está dito não deveria ser de cogitação do projeto, mas, sim dos técnicos de educação. A êstes, cabe, após estabelecidas as diretrizes educacionais organizar o programa de ensino e dizer do conteúdo das experiências curriculares.

Tudo Com Experiência

A muitos poderá parecer à primeira vista que se deva ensinar tudo aquilo que se pensa e que se acha justo transmitir aos educandos – acrescentou – porém só os educadores, sòmente os técnicos, os especialistas em educação podem dar a recomendação, a estrutura de ensino, a parte metodológica.

Há cousas absurdas como equação do segundo grau, inclusive fora da prática que não podem estar contidas no projeto concluiu.

Projeto A. Teixeira

Tudo indica que a Câmara dos Deputados tem a fazer no momento, – aduziu o professor Joaquim Vieira Coutinho Neto – é examinar, analisar, modificar onde for possível, acrescentar, diminuir, alterar o projeto Anísio Teixeira que dá mais liberdade de ensino e demonstra um avanço muito grande em matéria educacional, sobretudo no que respeita ao ensino primário.

Sòmente o Conselho Estadual de Educação, por si só – concluiu – mostra o quanto será o ensino estadual. E para isto deve atentar o Legislativo da Bahia, que para felicidade do povo, possui ótimos representantes entendidos em matéria educacional.

| Articles from newspapers and magazines | Interviews |