LOPES, Octacílio. Negociações com EUA: euforia sucede ao pânico no planalto. Última Hora. Rio de Janeiro, 10 abr. 1961.

Negociações Com EUA: Euforia Sucede ao Pânico no Planalto

De Octacilio Lopes

BRASÍLIA, 10 – Até que se completem as negociações financeiras Brasil-Estados Unidos, a euforia substituiu o pânico que lavrava no Palácio do Planalto. Nem um dos auxiliares imediatos do Presidente da República acredita, porém que o Sr. Jânio Quadros é uma suprema prova de fraqueza entregando-se à vontade do "State-Department".

O Presidente da República recebeu com alegria a prova de "compreensão" das autoridades norte-americanas, mas a debita, em grande parte, á independência com que agiu em muitos pontos da política externa. Pensa que se recuar, agora, a ajuda que começou a receber, se esvairá.

Êste estado-de-espírito passou a influenciar o Govêrno em vários sentidos. O Presidente Jânio Quadros após manter na pasta da Agricultura (com um elogio ao decreto dos preços mínimos), o Sr. Romero Cabral Costa, recebeu no fim da semana o Sr. Brígido Tinoco e mandou que o ministro transmitisse em entrevista aos jornalistas a satisfação do Govêrno pelos decretos que referendara em relação aos problemas educativos. A audiência com o Sr. Anísio Teixeira chegou a ser adiada (senão cancelada) porque ela só teria cabimento se fôsse para confirmar a Reforma parcial do Ministério. Afinal, os problemas de cada pasta, são tratados pelos seus respectivos titulares.

O Sr. Jânio Quadros sentiu a repercussão negativa da sua última e desastrada exposição pela TV. Num dia pôde medir que o sistema de fôrças que o apoiava era verdadeiramente nulo e que qualquer modificação que fizesse no seu Ministério só teria cabimento se fôsse para lhe conferir a base política partidária que carece.

O retraimento do líder Pedro Aleixo (na verdade um líder sem acesso ao Presidente da República) não chega a ser um ideal para as facções que se debatem no Parlamento; o que se sente é um vácuo em relação ao Governo – ninguém está autorizado a falar em seu nome...

Sem fôrças para modificar a situação política, o Sr. Jânio Quadros recebeu, porém, em momento difícil o êxito da missão Moreira Salles como um acontecimento excepcional. E dêle espera retirar com habilidade todos os proveitos políticos externos e internos. Haja dinheiro!

| Articles from newspapers and magazines | Interviews |