VASCONCELOS, L. Augusto. Nos bastidores do ensino. Crítica. Brasília, 8 ago. 1963.

NOS BASTIDORES DO ENSINO

Augusto Vasconcellos

Diàriamente, a Universidade de Brasília se encontra mais agitada. O tempo passa e a aproximação do primeiro dia de aula, próximo dia 9, faz com que os alunos se preparem para discutir o problema que mais aflige a UNB em nossos dias: alimentação.

O clima de divergência entre Reitor e alunos tão peculiar nas demais Escolas Superiores, também está tomando vulto na "moderna" Universidade de Brasília.

Na última reunião entre o Reitor Anísio Teixeira e líderes universitários, ficou clara a posição da Reitoria ante as soluções para os problemas propostas pela "FEUB". No entanto, o assunto de maior repercussão foi o memorando da Reitoria suspendendo as alimentações gratuitas para alunos que realmente não possuem condições de pagá-las.

E, na ocasião em que o vice-presidente da "FEUB", foi solicitar solução para o problema da alimentação na Universidade, o Reitor respondeu-lhe que "os alunos deveriam reivindicar livros, e não alimento..." embora alguns dos alunos presentes à reunião insistisse em que os universitários não poderiam comer as fôlhas dos livros, o Senhor Anísio Teixeira fêz questão de frisar que não atenderá à solicitação da Federação dos Universitários.

Ao final da reunião, ante a alegação do Reitor de que cada refeição de estudante no restaurante da UNB sai por Cr$ 400,00, e que o deficit era muito grande, o presidente do "DACAU" propôs que se realizasse uma sindicância, a fim de que fôssem apurados os responsáveis por tão alto preço nas refeições

Após duas horas de conversação, nada ficou resolvido. Não, uma coisa ficou clara: o preço de Cr$ 250,00 seria mantido, indiferente aos alunos que não podem pagar. O que se subtende: alunos pobres não frequentarão mais a Universidade, pelo menos aqui em Brasília.

| Articles from newspapers and magazines | Interviews |