TEIXEIRA, Anísio. Carta a Péricles Madureira de Pinho, Rio de Janeiro, 4 out. 1954.
Localização do documento: Fundação Getúlio Vargas/CPDOC - Arquivo Anísio Teixeira - ATc 49.00.00.

Rio, out. 4, 54

Meu caro Pericles

Recebi em fins de setembro a sua carta de 23 e retardei a resposta, afim de ter uma conversa com o Ministro sobre a questão da remessa da segunda parte da verba para a Casa do Estudante Brasileiro em Paris.
Ficou acertado que ficará em depósito a importancia dos 10 milhões de cruzeiros, para ser remetida logo que as condições cambiais do Brasil o permitam. O prof. Candido Mota, nosso ministro, acha-se muito ligado à construção, pois, pertence ao grupo que, com Carranca em S. Paulo, fez o movimento que V. conhece com a Gazeta e a Tribuna de Santos, em S. Paulo.
Acho, assim, que V. deve procurar obter a "autorização para a construção" e agir como se tudo fosse correr normalmente. Apenas, não vejo razão para nenhuma alteração especial. O ideal seria fazer as cousas para que a nova remessa não se tornasse necessaria sinão lá para o principio de 1955.
Tivemos, ontem, as eleições e foi saudavel verificar a normalidade com que se processaram. Vamos a ver se, nos resultados, confirma-se a maturidade que apresentou o espectaculo fisico, digamos, das mesmas.

Com um grande abraço de

Anísio

| Cartas de Anísio Teixeira | Cartas a Anísio Teixeira | Cartas entre terceiros |