TEIXEIRA, Anísio. Carta a Alberto Venancio Filho, New York, 28 jun. 1960.

NY, 28/6/60

Meu caro Venancio: obrigado pela sua carta de 25 deste, vinda por Emilinha. Terminamos o nosso trabalho em Washington, como sempre, mais humildes e mais concientes das terriveis diferenças semanticas e outras que ainda separam homens de diferentes nacionalidades... Realmente só a nação e nossa capacidade de compreensão internacional diminui na proporção em que nos fazemos mais nação. O Brasil - aquele grande professor de cosmopolitismo e internacionalismo - também vae ficando nacional e então... começam as diferenças.

Ganhei, no ultimo dia, uma nova definição de nacionalismo. Não foi porem com a reunião mas com o NYTimes de 25: tem a noticia do desastre da Real, com 51 mortos, em duas colunas, com o mapa da região (Bahia de Guanabara) onde caira o avião e cerca de 200/300 palavras sobre o funcionario americano das Empresas Eletricas e nem uma palavra sobre os outros 50 selvagens que haviam morrido. Nem siquer o nome ou o titulo de algum. Nada. Somente o "american business man". Isto é nacionalismo. Um dia, chegaremos tambem a ser nacionalista como o NYTimes.

Em relação ao que me diz do salario de D. Delia Carrelli, aguarde a chegada de Harold Benjamin, que está no Mexico, Nicaragua, Venezuela, talvez Perú, e ai deverá chegar pelo dia 7 de julho. Até lá forneça D. Delia do que precisar, dizendo que seu salario será provavelmente pago daqui de NY. Em todo caso, Harrold Benjamin explicará isto. Mando-lhe entretando o check de 200 dolares, para o que der e vier.

Muitos abraços para Dina e V. de Emilinha e do seu muito grato Anisio.

| Cartas de Anísio Teixeira | Cartas a Anísio Teixeira | Cartas entre terceiros |