LOBATO, Monteiro. Carta a Anísio Teixeira, Buenos Aires, 12 ago. 1946.
Localização do documento: FGV/CPDOC - Arquivo Anísio Teixeira - ATc 28.06.22.
Carta publicada no livro Conversa entre amigos: correspondência escolhida entre Anísio Teixeira e Monteiro Lobato. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas / CPDOC, 1986. p.100.

Buenos Aires, 12. 8. 946

Anísio

Aqui me chegou a notícia da Meridional sobre o convite de Julian Huxley para que vás funcionar como matéria cinzenta num dos lobos cerebrais do mundo - e exultei! Vi confirmada aquela minha dedicatória, que foi suprimida pelo medo do Otales, na qual eu dizia que você não cabia no Brasil. Huxley viu isso e te mudou do país excessivamente pequeno para o talvez único que te convém. Que país pode convir a você, Anísio, senão esse país ideal da United Nations Educational & Cultural Organization? A grande coisa deste mundo moderno, Anísio, é que há o Padre Olímpio e há também o Julian Huxley.
Diz a notícia que você se prepara para seguir para Londres, e eu apresso-me a mandar esta, voando, para a Bahia, na esperança de que ainda te alcance. Os verdadeiros valores que o Brasil possui se vêem na contingência de emigrar para que possam realizar seu destino de valores humanos, já que em nossa triste terra o Padre e o seu capanga o Soldado lhes proíbem qualquer forma de realização. O fato de Anísio Teixeira ter ficado anos no Brasil parado, afastado da ação pública, forçado a empregar seu gênio numa função de comércio, coisa ao alcance de qualquer galego, foi o que mais me deu a medida do fracasso que somos como povo ou país - espetáculo tão triste que me levou, na velhice, com todos os meus cabelos brancos, a mudar de terra; a fugir para não presenciar uma decomposição progressiva e irremissível. Mas agora me sinto contente, ao ver que Anísio "foi chamado a servir" não à pátria chica que não o quer, mas à humanidade. E radiante de alegria, aqui das margens do Prata eu te abraço radiante. Nunca me conformei com o ostracismo da tua inteligência, e pois exulto de vê-la reconhecida e chamada - e por quem, por Julian, esse atual Gran Señor da Dinastia da Inteligência dos Huxleys.

Lobato

| Cartas de Anísio Teixeira | Cartas a Anísio Teixeira | Cartas entre terceiros |