Organisação escolar

   O Instituto de Hampton tem curso secundario e curso collegial. Como sabemos, o collegio é na America um typo de educação superior que antecede aos estudos especializados da Universidade. Primitivamente, Hampton era uma instituição de ensino normal e agricola. Recentemente, a sua organização se desenvolveu até ministar educação no typo mais avançado de collegio.
   Todo o ensino de Hampton é acreditado e reconhecido officialmente não só pelo estado de Virginia, como por todo o paiz.
   A sua organização comprehende hoje:
      Escola Agricola.
      Escola de Educação.
      Escola de Economia Domestica.
      Escola Commercial.
      Escola de Construcção.
      Escola de Bibliothecarios.
      Escola de Verão para professores.
   A divisão secundaria comprehende:
      Academia.
      Escola profissional.

   Escola Agricola

   A escola de agricultura ministra um curso de quatro annos, que se conclue com a formatura em bacharel em sciencias.
   Os seus alumnos se destinam a professores de agricultura em collegios e escolas secundarias, a agentes de fazendas modelos e a fazendeiros.
   A escola, alem dos seus optimos laboratorios de chimica e biologia, de sua biblioteca especializada, e em dia, não só em livros como em revistas, tem duas fazendas que servem para demonstração e para trabalho agricola. Essas fazendas, Whipple e Shellbanks, que visitei, são modernas, com toda sorte de aparelhamento mechanico e industrial que é actualmente accessível, com criações de gallinhas de raça, porcos, estabulos para vaccas de leite, estribaria para cavallos e terrenos para toda sorte de plantação.
   Adiante direi do systema de ensino e de sua pratica.
   O curso é organizado em quatro periodos de tres meses. Os tres primeiros periodos do 1º anno comprehendem 22 horas de classe semanaes e um total de 15 pontos.
   O ultimo periodo deve ser applicado em experiencia de serviço agricola em uma fazenda, sendo dispensado caso o estudante já posua essa pratica.
   As materias são - Agricultura (survey), Biologia (Botanica, Zoologia e Physiologia humana), Chimica inorganica, Inglês, Mathematica e Educação Physica.
   O segundo anno, com a mesma organização, comprehende: Agronomia, Chimica Organica, Inglês (Composição e Literatura), Historia dos E.U., Physica e Educação Physica.
   O verão, deve, nesse anno, ser applicado pelos estudantes em um curso de trabalho de officina para o serviço agricola (carpintaria e serralheria) e inicio do projecto agricola a que são todos obrigados.
   Constitue esse projeto uma das phases essenciaes da formação do agricultor em Hampton.
   Consiste em organizar o estudante um projecto agricola de plantação ou de outro qualquer trabalho e executal-o efficientemente para resultados commerciaes.
   A escola arrenda a terra, empresta dinheiro, arrenda apparelhos, presta assistencia, mas o estudante trabalha como um fazendeiro qualquer, com plena responsabilidade economica. Deve fazer todos os pagamentos, deve indemnizar a escola de qualquer estrago nos machinismos e si falhar, deve repetir o projecto com dobradas responsabilidades, porque deve todas as despesas do primeiro, em que foi infeliz.
   Visitei varios desses trabalhos. Em Whipple vi uma plantação de batatas, de um estudante, em que elle espera ter um resultado liquido de $500 dollares. No anno passado os estudantes despenderam nesses projectos mais de $20.000 dollares.
   Todo o trabalho é feito em condições scientificas e modernas e o estudante conserva um relato de toda sua actividade, dia por dia.
   O terceiro anno comprehende: engenharia agricola (machinas, solo e drenagem), criação de animaes (husbandry) (vaccas de leite, suinos e gallinhas), biologia (entomologia, physiologia das plantas e bacteriologia), mercado, hoticultura, educação (methodos de ensinar, phychologia) e sociologia rural.
   O quarto anno, alem de varias materias electivas, se divide, de accordo com as materias compulsorias, em dois cursos: um para professores de agricultura e outro para fazendeiros ou agentes de serviço de demonstração.
   Para professores é este o programma:
   Mercado cooperativo, Educação (principios de methodos de ensino secundario, e pratica de ensino e educação agricola), Agronomia e mais diversas materias electivas em sciencia ou agricultura.
   Para fazendeiros e agentes agricolas:
   Mercado cooperativo, agronomia, educação (methodos do serviço de extensão) e outras materias electivas.
   O ensino em classe é quasi todo de laboratorio.
   Estive nas classes de biologia. Cinco horas semanaes são empregadas em pesquizas e trabalhos especiaes de laboratorio, connexos com a pratica agricola e a ultima hora é a unica hora de aula. O professor procura, então, coordenar e retirar conclusões do trabalho anterior.
   No ultimo anno existe alem da pratica de ensino em escolas agricolas proximas, a pratica do trabalho de extensão agricola, em que os estudantes trabalham com os agentes do governo, organizam exposições, fazem demonstrações, etc.


Página anterior Página 38/72 Próxima página
Índice