Um programma typico, por exemplo, do 3.º gráu, pode ser assim detalhado:

   MANHÃ

   Sala ordinaria

   8hs.30 ás 9h. Leitura
   9h. ás 9hs.30 Aritmetica
   9hs.30 ás 9hs.50 Orthographia
   9hs.50 ás 10hs. Descanso

   Sala especial

   10hs ás 10hs.30 Biblioteca
   10hs.30 ás 11hs. Auditorio
   11hs ás 11hs.30 Jogo

   TARDE

   Sala ordinaria

   12hs.30 ás 1h. Leitura
   1h. ás 1h.30 Orthographia
   1h.30 ás 1h.50 Arithmetica
   1h.30 a1h.50 Leitura.
   1h.50 a 2hs. Descanso

   Sala especial

   2hs. Ás 2hs.30 Literatura
   2hs.30 ás 3hs. Gymnasio
   3hs. Ás 3hs.30 Sciencia.

   Como se vê, o plano procura realizar o ideal de um programma completo, com economia de salas, porque a escola funcciona em dous grupos e com economia de tempo, porque cada professor trabalha um dia completo.
   A situação é a seguinte. Uma cidade de Detroit se encontrou em face do problema de substituir a sua velha e convencional escola de um professor e uma sala (imaginemos o typo mais primitivo), por uma escola com salas de aulas para as materias communs e para varias disciplinas especiaes que exigem apparelhamento especial e com diversos professores, afim de ministrar os diversos e variados ensinos de uma escola moderna. A solução ordinaria seria a construcção do edificio com o numero de salas precisas e a nomeação dos professores necessarios. O programma distribuiria as materias de cada dia e seria fatal que cada professor désse somente as aulas de suas materias, retirando-se a seguir. As salas de aulas funccionariam intermittentemente. Haveria prejuizo dos dois lados.
   O systema platoon resolveu engenhosamente o problema com o systema duplo de organização e ao mesmo tempo veio a prover varios outros melhoramentos no proprio campo educacional.


Página anterior Página 65/72 Próxima página
Índice