Um programma typico, por exemplo, do 3.º gráu, pode ser assim detalhado:
MANHÃ
Sala ordinaria
8hs.30 ás 9h. Leitura
9h. ás 9hs.30 Aritmetica
9hs.30 ás 9hs.50 Orthographia
9hs.50 ás 10hs. DescansoSala especial
10hs ás 10hs.30 Biblioteca
10hs.30 ás 11hs. Auditorio
11hs ás 11hs.30 JogoTARDE
Sala ordinaria
12hs.30 ás 1h. Leitura
1h. ás 1h.30 Orthographia
1h.30 ás 1h.50 Arithmetica
1h.30 a1h.50 Leitura.
1h.50 a 2hs. DescansoSala especial
2hs. Ás 2hs.30 Literatura
2hs.30 ás 3hs. Gymnasio
3hs. Ás 3hs.30 Sciencia.Como se vê, o plano procura realizar o ideal de um programma completo, com economia de salas, porque a escola funcciona em dous grupos e com economia de tempo, porque cada professor trabalha um dia completo.
A situação é a seguinte. Uma cidade de Detroit se encontrou em face do problema de substituir a sua velha e convencional escola de um professor e uma sala (imaginemos o typo mais primitivo), por uma escola com salas de aulas para as materias communs e para varias disciplinas especiaes que exigem apparelhamento especial e com diversos professores, afim de ministrar os diversos e variados ensinos de uma escola moderna. A solução ordinaria seria a construcção do edificio com o numero de salas precisas e a nomeação dos professores necessarios. O programma distribuiria as materias de cada dia e seria fatal que cada professor désse somente as aulas de suas materias, retirando-se a seguir. As salas de aulas funccionariam intermittentemente. Haveria prejuizo dos dois lados.
O systema platoon resolveu engenhosamente o problema com o systema duplo de organização e ao mesmo tempo veio a prover varios outros melhoramentos no proprio campo educacional.
Página anterior Página 65/72 Próxima página