A TARDE. Escola terá painéis restaurados. A Tarde. Salvador, 17 maio 2000.Escola terá painéis restaurados
O secretário de Educação do Estado, Eraldo Tinôco, o artista plástico e escultor Mário Cravo Júnior, o historiador Renato Ferraz e Marcus Cavalcante, da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), visitaram, ontem à tarde, os painéis feitos por Caribé, Jenner Augusto, Maria Célia, Magano e pelo próprio Mário Cravo Júnior que se encontram no Centro de Educação Carneiro Ribeiro - Escola Parque, na Caixa D'Água.
As obras, cujos temas - "O Homem e a Máquina", "A Energia", "A evolução Humana" e "A Transformação da Matéria" - foram propostos pelo educador e idealizador da Escola Parque, Anísio Teixeira, ficaram durante 47 anos expostas a uma série de agentes corrosivos, culminando com infiltrações, sujeiras e agressões as mais variadas. Para coordenar o trabalho de restauração, o secretário convidou Mário Cravo Júnior, que lhe entregou um levantamento sobre o estado atual de conservação e os cuidados necessários a essa operação.
Conforme constatou o artista, os paíneis encontram-se em estado preocupante, especialmente os dois maiores, um de sua autoria e outro de Carybé, ambos cobrindo cerca de 320m2. Mário Cravo Júnior sugeriu que as ações restauradoras envolvem cuidados de impermiabilização e imunização de superfícies externas e internas, além da colocação de elementos protetores que impossibilitem um retorno à situação atual. Para o artista foi uma experiência única trabalhar nesses painéis. "Trabalhamos com os operários ao nosso lado. Os painéis eram feitos passo a passo com os últimos retoques arquitetônicos", disse Mário Cravo.------------------------------------------------------
A TARDE. Cem anos de Anísio Teixeira terá resgate de seu projeto. A Tarde, Salvador, 9 maio 2000.
Cem Anos de Anísio Teixeira Terá Resgate de Seu Projeto
As comemorações pelo centenário do educador Anísio Teixeira foram iniciadas ontem com a assinatura de ordens para a recuperação do Centro de Educação Carneiro Ribeiro - Escola Parque, no bairro Caixa D'Água. Além de autorizar as obras, o governador César Borges anunciou a implantação do novo projeto pedagógico, tornando o funcionamento da escola em tempo integral em parceria com organizações não-governamentais (ONGs).
A programação dos 100 anos (completaria em 12 de julho) de nascimento de Anísio Teixeira inclui a realização de seminários, exposições, conferências e publicações de textos do educador e uma sessão solene no Congresso Nacional, proposta pelo senador Antonio Carlos Magalhães. A solenidade de ontem teve a participação do governador César Borges, do prefeito Antonio Imbassahy, secretários de Estado, da filha do homenageado, Anna Christina Teixeira, professores e estudantes da Escola Parque.
Borges explicou que serão investidos R$ 2,5 milhões na recuperação do prédio criado pelo arquiteto Diógenes Rebouças a pedido do próprio Anísio Teixeira, e que é um dos destaques da moderna arquitetura na Bahia. Serão também restauradas obras de Mário Cravo e de outros artistas plásticos baianos. O projeto resgata a articulação funcional das quatro escolas classes implantadas por Anísio Teixeira - nos bairros de Pero Vaz, Caixa D'Água e Pau Miúdo -, que oferecem o ensino formal em sala de aula, e a Escola Parque. Pelo projeto de Anísio Teixeira, os estudantes teriam um turno diário de ensino básico em sala de aula e o outro turno na Escola Parque.
Segundo o governador, serão criados cinco centros de aprendizagem e produção, onde os estudantes terão programas de aceleração de aprendizagem, de desenvolvimento das inteligências múltiplas e de habilidades mentais, de experimentação científica, de integração da informática com as comunicações e suportes necessários à aprendizagem. O projeto de recuperação foi elaborado pela Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), tendo a consultoria de educadores que trabalharam com Anísio Teixeira e a filha do educador, Anna Christina, mais conhecida como Babi Teixeira. A área tem 12 mil m2. A conclusão das obras está prevista para o segundo semestre.Anísio Teixeira
Baiano de Caetité, Anísio Teixeira nasceu em 12 de julho de 1900 e é considerado um dos maiores educadores brasileiros.
Suas idéias, lançadas a partir de 1924, são referências em todo o país. Foi inspirado em sua concepção de escola de tempo integral que o antropólogo Darcy Ribeiro criou no Rio de Janeiro, na década de 80, os Centros Integrados de Educação Popular (Cieps). Ex-secretário da Educação e Saúde da Bahia, eleinaugurou a Escola Parque em 21 de setembro de 1950. Dirigiu o Instituto Nacional de Pesquisa (Inep) e o Centro de Pesquisas Educacionais (Cape).
Para Anísio Teixeira, a escola só é eficaz se a programação é feita em tempo integral tanto para professores quanto para alunos. Em sua opinião. a escola pública deve ser sempre uma máquina de democratização, de justiça social e meio para corrigir as desigualdades sociais e de renda. Babi Teixeira diz que o sonho do pai era construir uma escola única, onde ricos e pobres iriam formar a inteligência, vontade e caráter, hábitos de pensar. de agir e viver socialmente.------------------------------------------------------
CORREIO DA BAHIA. Governo vai recuperar painéis artísticos da Escola Parque. Correio da Bahia. Aqui Salvador. Salvador, 17 maio 2000.
Governo vai recuperar painéis artísticos da Escola Parque
O secretário de Educação do estado, Eraldo Tinoco, o artista plástico e escultor Mário Cravo Júnior, o superintendente de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), Marcus Cavalcante, e o historiador Renato Ferraz visitaram ontem, à tarde, os painéis feitos por Mário Cravo Júnior, Carybé, Jenner Augusto, Maria Célia e Magano, que se encontram no Centro de Educação Carneiro Ribeiro - Escola Parque, na Caixa D'Água. Os quatro painéis passarão por um trabalho completo de restauração.
Estes painéis, cujos temas foram propostos peloeducador e idealizador da Escola Parque, Anísio Teixeira - o Homem e a Máquina, A Energia, A Evolução Humana e A Transformação da Matéria - ficaram durante 47 anos expostos a uma série de agentes corrosivos, culminando com infiltrações, sujeiras, e agressões as mais variadas. Em se tratando de um patrimônio de valor artístico e cultural, o secretário de Educação, Eraldo Tinoco, convidou Mário Cravo Júnior para que ele coordene os trabalhos de restauração dos painéis. Na ocasião, o artista entegrou a Tinoco um levantamento sobre o estado atual de conservação e os cuidados necessários para a recuperação de painéis.
Segundo o levantamento feito pelo escultor, os trabalhos se encontram em estado preocupante, especialmente os dois grandes painéis de Carybé e Mário Cravo Júnior, ambos cobrindo cerca de 320 metros quadrados. O artista sugeriu também que as ações restauradoras incluam cuidados de impermiabilização de superfícies externas e internas, além da colocação de elementos protetores que impossibilitem um retorno à situação atual.
Para o artista foi uma experiência única trabalhar nesses painéis. "Trabalhamos com os operários ao nosso lado. Os painéis eram feitos passo a passo com os últimos retoques arquitetônicos. Daí que sugiro ao secretário Eraldo Tinoco, fazermos a restauração no mesmo local, para servir de apendizado aos grupos de jovens artistas, estudantes de Belas Artes, cumprindo assim o ideal do grande educador Anísio Teixeira", ressaltou.
Mário Cravo Júnior elogia a iniciativa do poder público de reconstruir e recuperar um conjunto educacional especializado "O trabalho de Anísio Teixeira é ímpar na nossa história cultural. Esta iniciativa de recuperar o que há 47 anos está sem a sua função pedagógica, que era preparar a população menos favorecida da cidade, dando-lhes uma atividade produtiva, ao meu ver é um trabalho para ser feito a médio e longo prazo", acredita.
Durante a visita, o secretário Tinoco reafirmou o interesse de restabelecer as condições originais da Escola Parque, tanto no seu aspecto físico, quanto na sua proposta pedagógica. Para ele, uma das coisas mais impressionantes desse conjunto é a concepção de Anísio Teixeira de que educação e cultura são a mesma coisa. "Conseqüentemente, além das áreas disponíveis como a biblioteca e o anfiteatro, o que mais impressiona são esses painéis feitos por jovens artistas, convidados por Anísio Teixeira, que se transformaram em grandes nomes da arte contemporânea brasileira. Considero a restauração desses painéis um fato simbólico dos mais importantes, desde quando vai valorizar ainda mais esse espaço", afirmou Tinoco.