Resumo
As duas monografias de John Dewey que
compõem o volume discutem a relação entre elementos fundamentais do processo educativo:
a criança e as matérias ou disciplinas de estudo.
Na primeira monografia, "A criança
e o programa escolar", acentua que o processo de interação entre os dois fatores em
questão - o potencial de desenvolvimento da criança e os corpos de conhecimentos e
verdades organizados em matérias de estudo - depende de que não tomemos nenhum dos dois
termos como elementos fixos e acabados, mas como termos que devem convergir para
permitir o desabrochar e o aperfeiçoamento das possibilidades latentes no educando, e
para isso bastaria enfatizar seu aspecto comum: o fato de ambos se reportarem à experiências
da espécie humana. Esclarece que, desse ponto de vista, a finalidade da tarefa educativa
não seria a transmissão da experiência sistematizada do adulto como tal, mas sua
utilização no sentido de interpretar e dirigir as tendências de desenvolvimento da
criança.
Na segunda monografia, "Interesse e
esforço", esclarece o sentido específico de que se reveste em sua teoria dinâmica
da educação os conceitos de interesse e esforço. Sustenta que o interesse
verdadeiro jamais é passivo, que há sempre nele uma força motriz em direção a alguma
coisa a ser concretizada, e que ele deriva da identificação do "eu" com
uma idéia a ser assimilada ou tarefa a ser realizada, produzindo, ao cabo, uma atividade
integrada. Esta atividade integrada não suprimiria a necessidade de esforço, de hábitos
de persistência e tenacidade, mas os submeteria a uma necessidade profundamente sentida e
compreendida por seu agente. Declara, finalmente, o papel do interesse em sua teoria da
educação, ou seja, a identificação do indivíduo com a atividade e a aquisição do método
de uma atividade progressiva, cujo objetivo primordial seria o aperfeiçoamento
ilimitado dos elementos envolvidos, sobretudo da mente ou espírito daquele que pratica a
atividade educativa.
Observação: Os textos de autoria de
John Dewey são precedidos por um estudo de Anísio Teixeira intitulado "A Pedagogia de Dewey; esboço da teoria da educação de John
Dewey", dividido em duas partes: "Educação como reconstrução da
experiência" e "A escola e a reconstrução da experiência".
Na primeira parte, introduz o conceito
fundamental do filósofo norte-americano: a educação como processo de reconstrução
e reorganização da experiência. Enfatiza a necessária direção ou
redireção do processo educativo através da escola, esse meio social especial de
educação, cujas caraterísticas principais deveriam ser: constituir-se em um ambiente simplificado,
purificado e de confraternização, de modo a garantir o aparecimento e o
desenvolvimento ordenado e ininterrupto das potenciliadades individuais.
Na segunda parte, apresenta os
fundamentos em que deveria se basear a direção do processo educativo escolar para que se
ajustasse ao dinamismo reconstrutor da teoria de educação de Dewey. O Autor declara que
esta parte de seu estudo foi sobretudo inspirada em trabalhos de W. H. Kilpatrick.
