DEWEY, John. Vida e educação.5ªed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959. 165p.

Resumo

As duas monografias de John Dewey que compõem o volume discutem a relação entre elementos fundamentais do processo educativo: a criança e as matérias ou disciplinas de estudo.

Na primeira monografia, "A criança e o programa escolar", acentua que o processo de interação entre os dois fatores em questão - o potencial de desenvolvimento da criança e os corpos de conhecimentos e verdades organizados em matérias de estudo - depende de que não tomemos nenhum dos dois termos como elementos fixos e acabados, mas como termos que devem convergir para permitir o desabrochar e o aperfeiçoamento das possibilidades latentes no educando, e para isso bastaria enfatizar seu aspecto comum: o fato de ambos se reportarem à experiências da espécie humana. Esclarece que, desse ponto de vista, a finalidade da tarefa educativa não seria a transmissão da experiência sistematizada do adulto como tal, mas sua utilização no sentido de interpretar e dirigir as tendências de desenvolvimento da criança.

Na segunda monografia, "Interesse e esforço", esclarece o sentido específico de que se reveste em sua teoria dinâmica da educação os conceitos de interesse e esforço. Sustenta que o interesse verdadeiro jamais é passivo, que há sempre nele uma força motriz em direção a alguma coisa a ser concretizada, e que ele deriva da identificação do "eu" com uma idéia a ser assimilada ou tarefa a ser realizada, produzindo, ao cabo, uma atividade integrada. Esta atividade integrada não suprimiria a necessidade de esforço, de hábitos de persistência e tenacidade, mas os submeteria a uma necessidade profundamente sentida e compreendida por seu agente. Declara, finalmente, o papel do interesse em sua teoria da educação, ou seja, a identificação do indivíduo com a atividade e a aquisição do método de uma atividade progressiva, cujo objetivo primordial seria o aperfeiçoamento ilimitado dos elementos envolvidos, sobretudo da mente ou espírito daquele que pratica a atividade educativa.

Observação: Os textos de autoria de John Dewey são precedidos por um estudo de Anísio Teixeira intitulado "A Pedagogia de Dewey; esboço da teoria da educação de John Dewey", dividido em duas partes: "Educação como reconstrução da experiência" e "A escola e a reconstrução da experiência".

Na primeira parte, introduz o conceito fundamental do filósofo norte-americano: a educação como processo de reconstrução e reorganização da experiência. Enfatiza a necessária direção ou redireção do processo educativo através da escola, esse meio social especial de educação, cujas caraterísticas principais deveriam ser: constituir-se em um ambiente simplificado, purificado e de confraternização, de modo a garantir o aparecimento e o desenvolvimento ordenado e ininterrupto das potenciliadades individuais.

Na segunda parte, apresenta os fundamentos em que deveria se basear a direção do processo educativo escolar para que se ajustasse ao dinamismo reconstrutor da teoria de educação de Dewey. O Autor declara que esta parte de seu estudo foi sobretudo inspirada em trabalhos de W. H. Kilpatrick.