TEACHERS COLLEGE COLUMBIA UNIVERSITY

Os anos que passou em Nova York, preparando-se para o obtenção do título de Master of Arts pela Columbia University, foram decisivos na vida de Anísio. A crise religiosa em que vivia conheceu aí finalmente seu desfecho. Anísio experimentou então algo semelhante a uma conversão: a velha hostilidade ao projeto de uma escola única fez-se adesão incoercitível e entusiástica. O contato direto com as idéias de John Dewey cumpriu inegavelmente um papel destacado neste processo. As aulas do filósofo, aliás, de acordo com o depoimento de outro brasileiro que frequentou a Columbia University mais ou menos na mesma época, Gilberto Freyre, eram "verdadeiros acontecimentos". (Viana Filho, 1990, p.32)

Conforme avaliou Hermes Lima, a cena social dos Estados Unidos, sobretudo vista da universidade, reforçou em Anísio a fé democrática e ampliou sua confiança nas perspectivas futuras da obra educacional. "A ambiência respirada na América, os contatos intelectuais e pessoais, a atmosfera antidogmática do ensino, as aberturas da pesquisa e da especulação filosófica, tudo isto conduziu-o a conceber e interpretrar o mundo fora das quatro linhas da mística jesuítica em que se enleara. Sentiu-se realmente libertado, não porque houvesse adquirido, em lugar das velhas certezas definitivas, novas certezas definitivas, mas porque aprendera um processo, um método diferente de pensar e colocar problemas." (Lima, 1978, p.61)

Em 1963, mais de três décadas após a conclusão de sua pós-graduação pela Columbia University, Anísio recebe por parte da mesma universidade uma condecoração bem rara: a Medalha por Serviços Relevantes do Teachers College.

Texto pesquisado em :
VIANA FILHO, Luís.Anísio Teixeira, a polêmica da educação.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. 210p.
LIMA, Hermes. Anísio Teixeira, estadista da educação.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. 212p.