Méthodes Américaines d’Éducation Générale et Technique

O livro de Omer Buyse, Méthodes Américaines d’Éducation Générale et Technique (Etablissement Litho de Charleroi, 1908), revelou a Anísio Teixeira um novo modo de encarar a educação, obrigando-o a entrar num período de inquietação e revisão intelectual e solapando suas antigas concepções filosóficas e pedagógicas, sobretudo no que diz respeito à defesa que fazia do sistema educacional europeu.

O impacto deste livro sobre Anísio se dava exatamente porque lhe mostrava uma sociedade vitoriosa, do ponto de vista econômico e social, que ameaçava a supremacia européia e era fruto do espírito empreendedor norte-americano, construído graças `a educação familiar e escolarizada. Essa educação se apoiava sobre a exigência de iniciativa e esforço ativo e pessoal. Em suma, a forma de encarar a educação era a chave para a prosperidade norte-americana.

O mais importante é que essa análise era feita no início do século, por um educador belga que reconhecia, no seu texto, o processo de depauperamento e ineficácia da educação européia instalado dentro da própria escola pelos seus preconceitos e ignorância com relação ao progresso das ciências da educação. Omer Buyse oferece, no seu relato, uma cuidadosa e pormenorizada observação de instituições de ensino norte-americanas. Ele mostra, sobretudo, que os Estados Unidos possuía um sistema educacional que funcionava bem e em perfeita integração com a sociedade moderna a que servia, enfim, um sistema vitorioso.

A influência da leitura deste livro de Omer Buyse já pode ser percebida no relatório anual que Anísio Teixeira, em abril de 1925, dirige ao governador Góes Calmon.

Texto pesquisado em :
SCHAEFFER, Maria Lúcia Garcia Pallares. Anísio Teixeira: formação e primeiras realizações. São Paulo: Faculdade de Educação, USP, 1988. (Dissertação de Mestrado). p.15-32